Este é um daqueles fins de semana em que o problema não é a falta de jogos apaixonantes nos campeonatos estrangeiros: é a irritante mania de os seus horários coincidirem. Assim, os pontos altos de sábado – com destaque natural para o dérbi de Madrid – são praticamente em horas sobrepostas, o que o vai obrigar a dois tipos de ginástica: o zapping intensivo, tentando seguir três jogos em simultâneo, ou blackout informativo, para ver um jogo em direto e os outros em gravação, sem saber o resultado. Nada fácil…

Domingo, apesar de tudo, há mais margem para gerir as coisas: o Man. United-Arsenal obriga-o a almoçar cedo, mas de resto dá para ir gerindo a tarde, até ter de optar entre o Barça-Sevilha e o Juventus-Inter. Confira o programa.

Sábado, 14.30: Wolfsburgo-Bayern (SportTV 3) ****

As duas equipas alemãs ainda em prova na Liga dos Campeões – e com boas perspetivas de passagem aos quartos de final – estão com andamentos bem distintos na frente doméstica: o Bayern segue em contagem decrescente para o título, com apenas uma derrota em 22 jornadas. Já o Wolfsburgo, de Vierinha, está a fazer um campeonato dececionante, a quatro pontos do último lugar de acesso à Champions. Na primeira volta, o Bayern esmagou (5-1). O favoritismo dos líderes é claro, apesar de algumas baixas importantes na defesa. Falta confirmá-lo em campo.

15 h: Real Madrid-At. Madrid (SportTV 2) *****

Os empates do último fim de semana deixaram o Barcelona ainda mais desafogado na liderança e as equipas de Madrid entre a espada e a parede na corrida ao título. Se o dérbi já era garantia de intensidade máxima, a classificação da Liga transforma-o numa autêntica final: quem perder fica fora das contas, e o empate até pode significar derrota para os dois. Se a supremacia dos merengues é um dado histórico, a verdade é que na era Simeone as coisas mudaram: nos últimos 15 dérbis, o Atlético ganhou seis e perdeu quatro. Com Zidane, o Real ainda não perdeu pontos em casa. Como será perante a melhor defesa de Espanha e uma das melhores da Europa?

15 h: Leicester-Norwich (BTV 2) ****

Começou por ser uma novidade refrescante. Depois, ganhou estatuto de sonho. Agora, decorridos dois terços do campeonato e a maior parte dos embates com os grandes, acabaram-se as dúvidas: a liderança do Leicester e a sua candidatura ao título inglês são mesmo para levar a sério. A derrota com o Arsenal, na última jornada, encurtou para dois pontos a margem dos homens de Ranieri sobre os perseguidores mais próximos – precisamente Arsenal e Tottenham, mas o calendário das próximas jornadas é-lhes favorável. Em condições normais, o Norwich, que luta pela permanência, não seria obstáculo para Vardy, Mahrez e companhia. Mas a pressão pode complicar as coisas à entrada da reta final.

Domingo, 14.05: Manchester United-Arsenal (BTV 2) ****

A vitória sobre o Leicester relançou as ambições do Arsenal na conquista do título, com a diferença de dois pontos a parecer francamente acessível nesta altura. Mas a visita a Old Trafford surge na pior altura, depois do corretivo aplicado pelo Barcelona na Liga dos Campeões, e a duas semanas do dérbi de Londres com o Tottenham. Por outras palavras: não há margem de erro para os gunners. Mas há ainda menos para os homens de Van Gaal que, mesmo dizimados pelas lesões, precisam da vitória para se manterem na luta por um lugar nos quatro da frente – isto é, por uma vaga na próxima Champions.

16.30: Liverpool-Man. City (SportTV 1) *****

Este é um autêntico Supersunday no futebol inglês, e o último episódio está marcado para Wembley, onde duas equipas a viverem temporadas dececionantes na Liga vão tentar dar uma alegria aos seus adeptos. A final da Taça da Liga pode dar a Jürgen Klopp o primeiro troféu em Inglaterra, mas do outro lado está um Manchester City que dispõe, claramente, de melhores individualidades – e está moralizado pelo mais que provável apuramento inédito para os quartos de final da Champions. Os de azul partem como favoritos, mas os reds contam com a mística e o fator Klopp. É mesmo para não tirar os olhos do ecrã.

19.30: Barcelona-Sevilha (SportTV 2) ****

Com uma sequência de oito jornadas a ganhar e a concorrência mais próxima a oito e nove pontos, respetivamente, o Barcelona parece ter embalado definitivamente para o título. A facilidade com que superou o teste londrino, a meio da semana, com Messi a ser Messi, promete vida difícil aos próximos adversários que se cruzarem com o trio MSN. É verdade que o Sevilha já venceu os culés na primeira volta – a 3 de outubro, última derrota dos catalães em provas oficiais. Mas nestes cinco meses tanta coisa mudou, que se torna difícil imaginar como Carriço, Beto e companhia podem forçar outro desfecho que não a vitória do Barça.

19.45: Juventus-Inter (BTV 2) ****

A vecchia signora deu de avanço, mas ao fim de 15 jornadas seguidas a ganhar lá recuperou o seu posto habitual nos últimos anos: o primeiro. Mesmo o fim da série, com o empate na semana passada, não comprometeu a liderança, já que o Nápoles acusou a pressão. Neste domingo, em caso de vitória os homens de Allegri podem dar a sapatada definitiva na corrida ao scudetto, tanto mais que o Nápoles tem, na segunda-feira, uma saída extremamente difícil a casa da Fiorentina, de Paulo Sousa. Mas do outro lado está um Inter que ainda sonha com a ida à Liga dos Campeões – e o sonho cai por terra se perder em Turim.

Se este menu não for suficiente, eis os restantes diretos das Ligas lá de fora para seguir no fim de semana:

Sexta-feira

19.30: Colónia-Hertha (SportTV 2) **

19.30: Nice-Bastia (BTV2)**

22.15: Newells-Unión (SportTV 2) *

Sábado:

12.45: West Ham-Sunderland (BTV 2) ***

17 h: Empoli-Roma (BTV 2) **

17.15: Getafe-Celta (SportTV 2) **

18.45: PSV-Den Haag (SportTV 3) *

19.30: Bétis-Rayo Vallecano (SportTV 2) **

19.45: Milan-Torino (BTV 2) ***

21.05: Real Sociedad-Málaga (SportTV 3) ***

22.30: Ponte Preta-São Paulo (SportTV 2) **

Domingo:

11 h: Villarreal-Levante (SportTV 2) **

11.30: Palermo-Bolonha (BTV 2) **

13.30: Genk-Brugge (SportTV 1) *

14.30: Augsburgo-B. Moenchengladbach (SportTV 3) **

15 h: Valencia-Ath. Bilbao (SportTV 2) ***

16.30: B. Dortmund-Hoffenheim (SportTV 3) ***

17.15: Deportivo-Granada (SportTV 2) **

18.30: E. Frankfurt-Schalke 04 (SportTV 3) **

22.15: Racing-Boca Juniors (SportTV 5) **

22.30: Red Bull-Santos (SportTV 2) *