Hélio Roque vai deixar de ser internacional português para se tornar jogador da selecção de Angola, apurou o Maisfutebol.
O médio ofensivo do Benfica, que joga por empréstimo no Olivais de Moscavide, foi convidado pelos responsáveis angolanos para representar a selecção A e o processo a solicitar a alteração de federação a que pertence já seguiu para a FIFA.
Fontes ligadas ao processo confirmam ao Maisfutebol o desenrolar desta intenção de mudança, que já é do conhecimento da Federação Portuguesa de Futebol, e que se iniciou com um convite feito pelos responsáveis angolanos ao médio após o Mundial da Alemanha.
Com vista à renovação desta selecção africana, Angola quer agarrar o médio nascido em Luanda. Hélio Roque é filho de angolanos e abandonou a capital daquele país com quatro anos de idade para se radicar em Lisboa. Com dupla nacionalidade, o médio ofensivo apenas jogou por Portugal na selecção de sub-20, tendo estado presente na última edição do Torneio de Toulon, sob o comando técnico de Rui Caçador.
Com 21 anos de idade (nasceu a 20/7/85), Hélio Roque nunca foi chamado sequer aos sub-21 e poderá então jogar pela selecção A de Angola, visto a FIFA permitir que os jogadores «troquem» de país se ainda não tiverem realizado qualquer jogo pela selecção principal do país que representavam.
O objectivo do seleccionador Oliveira Gonçalves é ter o médio ofensivo ao dispor o mais rapidamente possível e por isso aguarda que o parecer favorável da FIFA seja dado o quanto antes.