Na 18ª jornada da Liga holandesa, a primeira em 2009, nada de novo no pelotão da frente: AZ e Ajax conseguiram vitórias fora de casa, diante de adversários mais modestos, imitando assim o terceiro classificado, Twente, que no sábado tinha cumprido a obrigação de vencer o Vitesse.
Só o PSV falhou o regresso à acção, consentindo um empate na deslocação ao terreno do Roda (1-1), que o fez cair para o quinto lugar, por troca com o Heerenveen, bem conhecido das equipas portuguesas, particularmente do V. Setúbal e do Sp. Braga.
Este domingo, o líder AZ, treinado por Louis Van Gaal, bateu o lanterna vermelha Volendam com golos do brasileiro Ari (11 minutos) e do holandês de ascedência caboverdiana, David Mendes da Silva, que fechou a contagem a onze minutos do fim. Mais sofrida a vitória do Ajax frente ao NEC (4-2), com a equipa de Amesterdão a ver-se reduzida a dez elementos, por expulsão de Cvitanich, numa altura em que se registava uma igualdade a dois golos. No entanto, a ponta final do Ajax foi poderosa, com dois golos conseguidos nos onze minutos finais, mesmo em inferioridade.
Classificação dos primeiros: AZ, 44 pontos; Ajax, 41; Twente, 37; Heerenveen, 32; PSV, 31; NAC, 30.