O Bayern Munique ascendeu, este sábado, à liderança da Bundesliga alemã, por troca com o Leipzig, que perdeu o primeiro lugar após a derrota caseira ante o Schalke 04. Aliás, os cinco jogos da liga alemã do início desta tarde deram todas triunfos visitantes: Wolfsburgo, Borussia Monchengladbach e Bayer Leverkusen também somaram os três pontos.

Em Paderborn, Gnabry abriu o marcador aos 15 minutos, a passe de Coutinho, no golo que fez a diferença na primeira parte. Após o intervalo, inversão de papéis e Gnabry a assistir Coutinho para o 0-2, aos 55 minutos.

A equipa da casa reagiu com o golo de Proger, aos 68 minutos. Lewandowski fez o terceiro dos bávaros numa finalização de classe, em chapéu perante o guardião Huth (79m), mas o golo de Collins, aos 84 minutos, obrigou a equipa de Niko Kovac a segurar a vantagem mínima até final.

O Leipzig, adversário do Benfica na Liga dos Campeões, sofreu a primeira derrota no campeonato às custas do Schalke 04, que igualou o rival no segundo lugar. Salif Sané deu vantagem à equipa forasteira aos 29 minutos e Harit dobrou-a em cima do intervalo, de penálti (43m). Na segunda parte, Matondo ampliou as contas aos 58 minutos e Forsberg fez o tento de honra do Leipzig, aos 83 minutos: o remate forte e com efeito deixou Nubel mal na fotografia ao tentar defender.

LEIA MAIS: todas as notícias do futebol internacional

Na deslocação a Mainz, um golo de Tisserand, aos nove minutos, deu a vitória ao Wolfsburgo.

O Borussia Monchengladbach venceu por três golos sem resposta na casa do Hoffenheim: valeram os remates certeiros de Plea (43m), Thuram (65m) e Neuhaus (83m). Igual 3-0 conseguiu o Bayer Leverkusen em Augsburgo: um autogolo de Niederlechner desfez o nulo aos 34 minutos. Na segunda parte, Volland (76m) e Havertz (84m) sentenciaram.

Este sábado, há ainda um Borussia Dortmund-Werder Bremen. Certo é que o topo da tabela está ao rubro, com os nove primeiros, independentemente do que aconteça no resto da jornada, a estarem separados por quatro pontos. A liderança já não foge ao Bayern.