A Confederação Africana de Futebol (CAF) divulgou, nesta quinta-feira, a lista completa de prémios da Taça de África das Nações. Curiosamente, o melhor «onze» da prova apresenta…doze jogadores, já que tem dois guarda-redes.
 
Eis a equipa ideal apresentada no site da CAF:
 
Guarda-redes: Sylvain Gbohouo (Costa do Marfim) – Robert Kidiaba (RD Congo);
Defesas: Serge Aurier (Costa do Marfim), Harrison Afful (Gana),  Abib Kolo Toure (Costa do Marfim);     
Médios: Andre Ayew (Gana), Yaya Toure (Costa do Marfim), Max Alain Gradel (Costa do Marfim), Yannick Bolasie (RD Congo), Gervinho (Costa do Marfim)      
Avançados: Christian Atsu (Gana) e Wilfried Bony (Costa do Marfim)
 
Foi ainda apresenta uma lista de onze suplentes, que inclui o portista Yacine Brahimi, da Argélia, e o estorilista Javier Balboa, da Guiné Equatorial.
 
Recorde-se que logo após a final foi atribuído o prémio de melhor jogador do torneio ao ganês Christian Atsu (Everton). O antigo jogador do FC Porto foi ainda distinguido pelo melhor golo do torneio.
 

 
André Ayew, também do Gana, foi o melhor marcador da prova, com três golos. Sylvain Gbohouo, da Costa do Marfim, ficou com o prémio de melhor guarda-redes. Kwesi Appiah, também do Gana, foi considerado o «Fair Player» do torneio, com Wilfried Bony, da Costa do Marfim, a receber a mesma distinção relativamente à final. O melhor jogador do encontro decisivo foi Afriyie Acquah, do Gana, pese embora o triunfo da Costa do Marfim, no desempate da marca de grande penalidade.