A polícia paraguaia realizou esta quinta-feira buscas na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), no âmbito das investigações no escândalo de corrupção da FIFA.

A informação foi avançada pela procuradoria do país num comunicado em que explicou que as buscas foram efetuadas a pedido do departamento de Justiça norte-americano, que está a investigar suspeitas de subornos no seio da FIFA. O mesmo organismo público avançou ainda que a polícia está à procura de documentação relacionada com a atribuição de direitos de transmissão de eventos desportivos.

Citado pela AFP, o advogado da Conmebol, Alfredo Montanaro, já veio dizer que as buscas são «irresponsáveis». «É muito estranho. Temos cooperado com as autoridades judiciais dos Estados Unidos, do Uruguai e do Paraguai», disse.

Refira-se que a sede da Conmebol, localizada nos arredores de Assunção (capital do Paraguai), teve imunidade diplomática entre 1992 e o final de 2015, altura em que esse privilégio foi retirado na sequência do escândalo de corrupção que envolve a FIFA.