A federação alemã (DBF) continua a sondar os principais técnicos alemães tendo em vista à escolha do futuro seleccionador na sequência da demissão de Erich Ribbeck após a derrota (0-3) frente a Portugal e o consequente afastamento do Euro-2000.
Hoje foi proposta a nomeação de uma dupla constituída por Ottmar Hitzfeld (Bayern Munique) e Christopher Daum (Leverkusen). Esta surpreendente iniciativa partiu do todo poderoso Manfred Schneider, chefe-executivo da Bayer AG, gigante da indústria farmacêutica.
Schneider propôs a constituição da prestigiada dupla a Gerhard Mayer-Vorfelder, vice-presidente da DBF, e Franz Beckenbauer, actual presidente do Bayern.
A proposta de Schneider permitiria aos dois técnicos continuar ligados aos respectivos clubes. Os dirgentes federativos não têm pressa em anunciar o sucessor de Ribbeck mas terá de encontrar um novo seleccionador até 16 de Agosto, data do encontro particular com a Espanha antes de iniciar a campanha para o Mundial-2002, a 2 de Setembro, frente à Grécia.
Christopher Daum já tinha anunciado que não era candidato ao cargo devido aos compromissos contratuais com o Leverkusen e Beckenbauer também se tem mostrado relutante em prescindir de Hitzfeld que tem contrato com o Bayern até 2003. Mas esta nova proposta poderia gerar consenso entre os clubes.
A DBF diz que ainda não contactou os dois técnicos mas hoje circulavam notícias na Alemanha que davam conta que os dois treinadores estariam reunidos em Maiorca (Espanha) para analisar a possível cooperação na selecção.
Outras notícias falam na possibilidade da contratação do italiano Giovanni Trapattoni e Jupp Heynckes terá-se mostrado indisponível devido ao seu compromisso com o Benfica e terá aconselhado a DBF a contrarar o holandês Louis van Gaal.