A Itália deu hoje um passo decisivo na caminhada para o Mundial-2002 ao bater (2-0) a Roménia em Bucareste com dois golos oportunos de Filippo Inzaghi no primeiro tempo. Um resultado que coloca a Roménia em apuros para conseguir a qualificação na penúltima posição do Grupo 8 com apenas três pontos em três jogos. 

Dois golos em apenas quatro minutos lançaram a «squadra azzurra» para uma importante vitória que lhe permite assumir a primeira posição do Grupo 8 com cinco pontos de vantagem sobre o mais directo perseguidor, a Hungria que cedeu esta noite um empate (1-1), em Budapeste, frente ao último classificado, a Lituânia. A vitória da Itália começou a materializar-se aos 28 minutos quando Filippo Inzaghi aproveitou um erro de Daniel Prodan para bater Stelea. Quatro minutos depois Inzaghi voltou a colocar a bola nas redes do guarda-redes romeno com uma cabeçada a curta distância. 

Uma vistosa exibição de Adrian Ilie, que regressou à selecção após dois meses de paragem, não foi suficiente para a Roménia conseguir golos. Os romenos falharam muitos passes no último momento e tiveram muitas dificuldades em controlar a bola num terreno ensopado. A Itália soube tirar proveito das fraquezas da defesa romena, fragilizada pela indisponibilidade de Chivu (gripe), e Del Piero e, mais uma vez, Inzaghi tiveram novas oportunidades para ampliar a vantagem antes do intervalo. 

No segundo tempo, os italianos recuaram para o seu meio-campo, principalmente nos últimos vinte minutos, quando a Roménia arriscou tudo na procura do golo. No entanto, um remate de Dennis Serban às malhas laterais da baliza defendida por Buffon foi a melhor oportunidade da equipa romena. 

Hungria desperdiça oportunidade de ouro 

A Hungria desperdiçou hoje uma oportunidade soberana para solidificar a segunda posição do Grupo 8. O empate (1-1) cedido em Budapeste frente à Lituânia, último classificado do grupo, teve um sabor a derrota. Uma vitória daria quatro pontos de vantagem sobre a Roménia, o mais mais credível candidato ao segundo lugar, e permitiria aos húngaros começar a acreditar na conquista do segundo lugar. 

Apesar do aparente domínio ao longo do jogo, os húngaros só conseguiram chegar ao golos, aos 70 minutos, através da marcação de uma grande penalidade convertida por Vilmos Sebok. No entanto, quatro minutos volvidos, a Lituânia chegou ao empate com golo de Tomas Razanauskas que permitiu à sua equipa somar o primeiro ponto na competição. 

Resultados do Grupo 8:

Roménia-Itália, 0-2

(F. Inzaghi, 28 e 32m) 

Hungria-Lituânia, 1-1

(Sebok, 70m, g.p.) (Razanauskas, 74)