Mesmo que as maiores decisões já sejam conhecidas nas Ligas de Inglaterra, Alemanha e Itália, as últimas jornadas da época têm ainda muitos jogos de alta tensão nos campeonatos internacionais. E não apenas em Espanha e França, onde a luta pelo título continua bem viva. Num fim de semana que inclui também o arranque do campeonato brasileiro e proporciona um Europeu de sub-17 a quem gosta de garimpar jovens talentos, eis os nossos destaques, para fazer companhia aos jogos da Liga portuguesa.


**** B. Moenchengladbach-B. Leverkusen (Sábado, 14.30, SportTV 2)
Razões para ver: admitindo que o Bayern Munique é de um campeonato à parte, é justo considerar que estamos perante duas das melhores equipas alemãs da atualidade que, a três jornadas do fim, lutam por uma vaga direta na Liga dos Campeões. O Moenchengladbach (3º) tem dois pontos de vantagem sobre os visitantes, moralizados pela recente vitória sobre o campeão. Quem vencer, atira o adversário da tarde para o quarto lugar e para a necessidade de disputar um inconveniente play-off de acesso à roda dos milhões.


*** Bayern-Augsburgo (Sábado, 14.30, SportTV 1)
Razões para ver: três jogos consecutivos sem ganhar são uma anormalidade para os padrões do Bayern e de Pep Guardiola. Mas com a segunda mão diante do Barcelona a apenas três dias de distância, e a tentação de gerir esforços a falar mais alto, a probabilidade de um quarto jogo a marcar passo torna-se real. Especialmente porque do outro lado está uma das sensações da temporada, a defender um lugar europeu.


**** Barcelona-Real Sociedad (Sábado, 17, SportTV 2)
Razões para ver: podíamos reduzi-las a três – Messi, Neymar e Suarez, um trio em estado de graça – mas claro que são muitas mais. Com pé e meio na final da Liga dos Campeões, os catalães têm de manter o real Madrid sob pressão na Liga, numa altura em que os planos podem ser alterados por causa da eventual paralização na próxima semana. Por isso, em teoria, é um daqueles jogos que os homens de Luis Enrique vão querer resolver depressa, frente aos bascos, para depois tirarem o pé e mudarem o chip para Munique.


**** Crystal Palace-Man. United (Sábado, 17.30, BTV 2)
Razões para ver: Van Gaal é sempre um espectáculo à parte. Depois de uma sequência brilhante, com seis vitórias, três derrotas consecutivas nas últimas semanas deixaram o Man. United com a obrigação de defender a vaga na Liga dos Campeões, numa altura em que começam a ficar claras algumas ideias do técnico holandês para a próxima temporada. Se a vaga direta começa a ser difícil de atingir, face aos cinco pontos de atraso para o City e Arsenal, a pressão do Liverpool, logo atrás, não permite mais deslizes a Rooney e companhia.


***** Real Madrid-Valência (Sábado, 19, SportTV 2)
Razões para ver: nem seria preciso apontar o contingente português – Pepe, Coentrão e Ronaldo reconciliado com os golos, de um lado, André Gomes, Cancelo e Vezo, do outro – para escolher este como o jogo de maior cartaz do fim de semana. Tudo aquilo que se disse em relação ao Barcelona aplica-se a dobrar para o Real Madrid: pressão acrescida pelo jogo da Liga dos Campeões com a Juventus, dificuldade extremada por um Valencia ainda a sonhar com o quarto posto e a pequena margem a separar os dois candidatos ao título espanhol, proibindo qualquer escorregadela nesta fase.


**** Chelsea-Liverpool (Domingo, 16, BTV 2)
Razões para ver: um clássico é sempre um clássico, mesmo que uma das equipas, o Chelsea, já possa dar por fechada a época, com o título no bolso e uma semana de celebrações. Mas o reencontro com o antigo colaborador Brendan Rodgers – cuja permanência em Anfield está no fio da navalha – é pretexto suficiente para motivar Mourinho, que tem uma reputação a defender nestes jogos com emblemas históricos. E se Mourinho está motivado, os seus jogaodres também estarão, diante de um Liverpool que, a quatro pontos do quarto lugar, põe em jogo as últimas hipóteses de chegar à Liga dos Campeões.


**** Marselha-Mónaco (Domingo, 20, SportTV 2)
Razões para ver: longe vai o tempo em que a equipa de Marcelo Bielsa liderava a classificação. Uma segunda volta desastrosa fê-la cair para o quarto lugar, fora do acesso à Liga dos Campeões. E é aqui que entra em cena a equipa de Leonardo Jardim, Moutinho, Ricardo Carvalho e um Bernardo Silva que é já uma das jovens estrelas da Ligue 1: em caso de vitória, o Mónaco garante desde logo o terceiro lugar, coroando uma temporada em crescendo. Já se o Marselha ganhar, fica garantido um suplemento de emoção para as últimas duas jornadas da Liga, enquanto PSG e Lyon decidem o título.


**** Cruzeiro-Corinthians (Domingo, 20, SportTV 5)

Razões para ver: depois das decisões nos estaduais, com Santos e Vasco da Gama a levarem os títulos carioca e paulista, lugar às coisas ainda mais sérias. O Brasileirão vem para ficar até ao fim do ano, e traz para a abertura o embate do bicampeão em título, liderado por Marcelo Oliveira e com Leandro Damião como destaque, diante de um dos históricos de São Paulo, comandado por Tite, com o ex-leão Elias como uma das figuras.

Fique também com as outras propostas no menu, se esta seleção não for suficiente:

Sexta-feira
*** PSG-Guingamp (19.30, SportTV 1)
** Gent-Charleroi (19.30, SportTV 5)
** Hamburgo-Friburgo (19.30, SportTV 3)

Sábado
** Everton-Sunderland (12.45, BTV 2)
** Espanha-Bulgária, sub-17 (13, Eurosport)
*** Stoke-Tottenham (15, BTV 2)
*** Caen-Lyon (16, SportTV 4)
*** Juventus-Cagliari (17, SportTV 3)
* Eslovénia-Alemanha, sub-17 (17, Eurosport)
** Milan-Roma (19.45, SportTV 3)
** At. Bilbau-Dep. Corunha (21, SportTV 2)
*** Palmeiras-At. Mineiro (22.30, SportTV 3)
** Newells-San Lorenzo (00.15, SportTV 1)

Domingo
*** Levante-At. Madrid (11, SportTV 2)
* Ajax-Cambuur (13.30, SportTV 2)
*** Man. City-QPR (13.30, BTV 2)
** Udinese-Sampdoria (14, SportTV 1)
** Irlanda-Itália, sub-17 (14, Eurosport)
** Paderborn-Wolfsburgo (14.30, SportTV 3)
** Villarreal-Elche (16, SportTV 2)
*** Zenit-Rostov (16.30, SportTV 4)
** Parma-Nápoles (17, SportTV 3)
** Holanda-Inglaterra, sub-17 (18, Eurosport)
** Lazio-Inter (19.45, SportTV 3)
** River Plate-Racing (22.15, SportTV 2)
** Vasco-Goiás (22.30, SportTV 5)
* NY Red Bulls-NY City FC (00, Eurosport )