Rafael van der Vaart notabilizou-se ao serviço de emblemas como Ajax, Hamburgo, Real Madrid e Tottenham. O atual jogador dos dinamarqueses do Midtjylland recordou a transferência para Londres e o período que viveu em White Hart Lane.

No verão de 2010 o Real Madrid contratou Mesut Ozil, um jogador que atua na mesma posição que o internacional holandês. A chegada do alemão a Madrid iria, naturalmente, roubar espaço a van der Vaart.

«A transferência concretizou-se no último minuto do mercado. O José Mourinho foi honesto acerca das minhas possibilidades de jogar, disse-me que tinham contratado o Ozil para jogar na minha posição. Disse-me também que poderia ficar, mas que não ia ser titular. Estava interessado em continuar ao serviço do Real Madrid e parti para a concentração da seleção holandesa», contou.

No último dia do mercado de transferências, o criativo holandês ficou a saber do interesse do Tottenham. A mudança para Londres esteve para não acontecer porque van der Vaart adormeceu.

«A meio da tarde do dia 31 de agosto, o meu advogado ligou-me a dizer que o Tottenham estava interessado em contratar-me. Pedi-lhe algum tempo para pensar sobre o assunto, ele respondeu-me que tinha duas horas para decidir. Comecei a ponderar a mudança para o Tottenham e, de seguida, deitei-me um pouco», começou por lembrar, antes de continuar a história.

«De repente acordei com o toque do telemóvel. Eram quase seis da tarde e o meu advogado pediu-me para decidir naquele momento. Pensei por um segundo e aceitei a proposta do Tottenham. Quase não tive tempo para pensar, foi pura intuição. Rapidamente apercebi-me que tinha tomado a decisão correta. Senti-me em casa a partir do momento em que cheguei aos spurs.»

van der Vaart representou o Tottenham durante duas épocas e meia: disputou 77 jogos e apontou 28 golos.