Robbie van Persie voltou a treinar esta sexta-feira, mas é uma carta fora do baralho para o dérbi de domingo com o City, revelou Louis van Gaal em declarações ao canal de televisão do clube, MUTV, onde fez a antevisão do grande jogo da 32ª jornada marcado para Old Trafford.

Um «jogo especial» por ser um dérbi e os dois rivais estarem separados por apenas um ponto na classificação, mas para Van Gaal perder com o City não será dramático. «Digo sempre que é muito mau para o United perder duas vezes com o Swansea. É um escândalo muito maior do que perder duas vezes com o City», atirou.
 
No jogo da primeira volta, no Etihad, o United perdeu por 0-1 depois de ter jogado 51 minutos com menos um jogador, na sequência da expulsão de Chris Smalling. Na altura, o United ficou a sete pontos do vizinho, mas as circunstâncias nesta altura são bem diferentes. Depois de cinco vitórias consecutivas e de uma série de doze jogos sem derrotas, a equipa de Old Trafford está à frente do City com mais um ponto e os adeptos do United voltam a acreditar numa vitória sobre o vizinho. Van Gaal também.

«Claro que sonho com isso, todos os jogadores devem sonhar com isso. Estou sempre confiante porque confio na minha equipa», referiu.

Uma série de vitórias que levam a acreditar que Van Gaal não vai mexer muito no onze que tem apostado, mas o treinador holandês não acredita em «máximas do futebol». « Não mexer numa equipa que ganha é uma expressão inglesa, mas eu tenho sempre os olhos abertos. É uma obrigação que tens para com os suplentes estar sempre a comparar jogadores. Também temos de ter em conta a qualidade do adversário e depois tomar uma decisão com a minha equipa», comentou.
 

Um dos jogadores que tem reclamado por um lugar na equipa é Angel Di María que tem feito a diferença sempre que entra em campo. Mas Van Gaal diz que não é o único. «Não é só o Angel que está a lutar por um lugar no onze, todos os que estão a treinar estão a dar o máximo. Jogámos onze contra onze no treino e a equipa de branco, que não tinha muitos titulares, esteve muito bem. Disse isso aos jogadores que gosto do espírito de lutador de todos eles», referiu.
 
Uma vitória permitiria ao United solidificar o terceiro lugar e, assim, garantir o acesso direto à Champions. «O terceiro lugar está ao nosso alcance e há um mês, tirando eu, ninguém acreditava nisso. O terceiro lugar seria bom porque garantíamos a presença na Liga dos Campeões», comentou.

A verdade é que o United perdeu os últimos quatro dérbies com o City, o que já não acontecia desde o início da década de cinquenta. «Isso não é comigo. O que é que posso dizer? Pedri um jogo por 0-1, essa é a minha história nos dérbies. E foi um jogo em que jogámos com dez quase toda a segunda parte», referiu.

Robin van Persie e Luke Shaw estão recuperados das respetivas lesões, mas não entram nas contas para o dérbi, uma vez que estão sem ritmo competitivo. Smalling, por seu lado, pode voltar à equipa para fazer dupla com Phill Jones.