Quem serão os semifinalistas do Mundial 2014? Em declarações à Yahoo, para quem fará comentários exclusivos sobre a prova, Mourinho aponta que é difícil fazer esse tipo de previsão antes do arranque da prova, mas arrisca um palpite. Bem, mais ou menos: «Depende de uma série de fatores. Nunca se sabe como as equipas se vão cruzar, por isso podemos prever uma meia-final que pode nunca acontecer. Mas, em termos gerais, diria que serão duas equipas sul-americanas e duas europeias. Gostaria de lá ver uma equipa africana ou até mesmo uma asiática, mas diria que os quartos de final são o seu limite e não as meias-finais. É o que posso prever neste momento.»

Mourinho lamentou a ausência de alguns jogadores de topo – seja por lesão, por falharem a qualificação ou por não serem convocados: «Zlatan? Todos gostariam de vê-lo lá, mas a Suécia não conseguiu o apuramento. Gareth Bale é outro jogador fantástico, que penso que todos gostariam de ver lá, mas o País de Gales também não conseguiu qualificar-se. Existem outros. Tenho na minha equipa o melhor guarda-redes do mundo [Petr Cech] e ele não está no Campeonato do Mundo.»

O treinador do Chelsea falou ainda da ausência de outro jogador dos blues. «[John] Terry é diferente – é uma decisão pessoal», apontou Mourinho, sobre o defesa que decidiu retirar-se da seleção inglesa.

José Mourinho acredita que as ausências de alguns nomes de vulto não irão diminuir a qualidade da competição: «O Mundial é sempre o Mundial. E sim, sentiremos a falta de alguns jogadores, mas acredito que a magia do Campeonato do Mundo não depende de individualidades. Não acredito que seja um problema.»