A Comissão Europeia recebeu e está a analisar uma queixa na sequência da decisão de FIFA de colocar um ponto final nos fundos de investimento, avança à Agência Lusa um porta-voz da Concorrência.

Sem confirmar se a iniciativa depositada junto do executivo comunitário partiu da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a mesma fonte confirma apenas que «a Comissão Europeia recebeu uma queixa», que está já em fase de apreciação, conta a decisão da FIFA em rejeitar o investimento em jogadores por parte de terceiros.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Recorde-se que, em dezembro último, o Comité Executivo do órgão que tutela o futebol mundial pronunciou-se contra a propriedade de futebolista por parte de terceiros, numa iniciativa que visa afastar os fundos de investimento do processo de transferências de jogadores.

Esta mecânica de negócio é bastante comum em países da América do Sul, Espanha e Portugal, onde os passes dos futebolistas são repartidos por clubes e investidores externos.

A FIFA apontou o dia 1 de Maio de 2015 para a entrada em vigor da nova legislação, embora os contratos já existentes possam ser mantidos até ao seu termo. Os documentos assinados entre 1 de janeiro de e 30 de Abril de 2015 estão limitados a um ano de duração.