Jornada em cheio para os portugueses da Ligue 1. Depois de, no início da tarde, Anthony Lopes ter mantido a sua baliza inviolada, ajudando o Lyon a manter a liderança, nos jogos da noite os internacionais Bernardo Silva e Raphael Guerreiro marcaram os golos decisivos das respetivas equipas, nas vitórias pela margem mínima.

Resultados e classificação

No estádio Louis II, o Mónaco, que não perde desde novembro, sofreu até aos 73 minutos perante a boa organização defensiva do Nantes. Mas um remate de Kurzawa foi desviado para a zona de ação do jovem português, que não perdoou e fez o único golo do encontro, o seu segundo no campeonato. João Moutinho e Bernardo Silva foram titulares e jogaram os 90 minutos, enquanto Ricardo Carvalho ficou de fora por opção. Foi o quinto jogo consecutivo sem sofrer golos para a equipa de Leonardo Jardim, que consolida o quinto lugar, a apenas três pontos dos lugares de acesso à Liga dos Campeões.

Em grande esteve também o lateral-esquerdo Raphaël Guerreiro, que marcou – com a barriga – o único golo do Lorient na vitória sobre o Lille, aos 59 minutos. Foi o seu quinto golo nesta edição da Liga, reforçando a ideia de que não deverá ficar muito mais tempo numa equipa que, com esta vitória, deixou para trás a zona de despromoção. Outro português, Pedrinho, também jogou os 90 minutos pelo Lorient. Apesar da derrota, mais um internacional luso – Marcos Lopes, do Lille – assinalou neste jogo o seu regresso à competição: entrou para os últimos 20 minutos, depois de ausência de dois meses e meio, por lesão.

Nos outros jogos, o destaque vai para a surpreendente goleada do lanterna vermelha, Caen, sobre o Reims (4-1) e para o difícil triunfo do Montpellier na visita a Metz (2-3).