O Manchester City a rir-se depois de um dérbi que deixou o Manchester United e Van Gaal a deitar fumo, a queda do almirante Barcelona e o Borussia Dortmund abaixo da linha de água. Há coisas a mudar no mundo do futebol.


O fim de semana foi intenso e reservou para o almoço de domingo um duelo de luxo: City-United, o apaixonado dérbi de Manchester. Serviu para acentuar as dificuldades dos «red devils», desta vez com um primeiro alvo definido. Chris Smalling viu o segundo cartão amarelo aos 37 minutos e foi expulso.

 

Van Gaal não poupou nas palavras, considerando esse momento, que obrigou a equipa a jogar uma hora reduzida a 10, determinante. «Um jogador tem de ter noção que já tem um amarelo e agir de modo diferente. Disse isso aos jogadores: no dérbi é preciso ter cuidado. O segundo amarelo foi estúpido», atirou o holandês.


Um golo de Kun Aguero, aos 63 minutos, acabou por decidir o jogo .

O United leva agora 13 pontos em 10 jornadas, um dos piores registo da história do clube. Encontra paralelo, curiosamente, com a época 1986/87, aquela em que chegou Alex Ferguson.


Na frente continua o Chelsea, depois de uma vitória sobre o QPR que não foi tão tranquila como isso. A quatro pontos segue-se o incrível Southampton, depois o City.


Resultados e classificação da Premier League 



Em Espanha, um golo de Larrivey depois de uma assistência de calcanhar de Nolito escandalizou o Camp Nou. O Barça, que não tinha sofrido sequer um golo na Liga até há uma semana, quando saiu derrotado do Bernabéu, perdia em casa. É preciso recuar mais de cinco anos para encontrar duas derrotas seguidas dos catalães na Liga.


 


O Celta deixou o Barça a lamber feridas antes do regresso à Liga dos Campeões, com baterias apontadas a Luís Enrique, enquanto o Real Madrid segue eufórico. Mais uma goleada, agora ao Granada, inaugurada por esse extra-terrestre chamado Cristiano Ronaldo
, que precisou de 90 segundos para assinalar com mais um golo o jogo 700 da sua carreira. Já são 12 jogos seguidos a marcar. E continua a contar.


Com a derrota do Sevilha no terreno do At. Bilbao, uma vitória basca pela manhã
antes do confronto com o FC Porto, o Real segue sozinho na frente. Agora com um ponto de vantagem sobre o Valência
, a equipa mais portuguesa de Espanha, e sobre At. Madrid. A ronda em Espanha assistiu de resto a uma «chicotada», a saída do treinador da Real Sociedad, Jagoba Arrasate.


Resultados e classificações da Liga espanhola




Na Alemanha foi jornada de clássico. Hoje em dia nem tanto, face à medíocre época no Borussia Dortmund na Bundesliga. A equipa de Jurgen Klopp até entrou bem na visita ao Bayern Munique, marcou primeiro, mas os homens de Guardiola conseguiram a reviravolta, selada por um penálti de Robben a quatro minutos do final.


O Bayern segue tranquilo na frente, o Borussia Dortmund tem sete pontos em 10 jornadas! A vitória do Friburgo, já neste domingo, sobre o Colónia, atirou o Dortmund para o penúltimo lugar, em zona de descida. Incrível.


A quatro pontos do Bayern estão agora o Wolfsburgo e o Borussia MGladbach, que aplicou a primeira derrota da época ao Hoffenheim e é agora a única equipa da Bundesliga invicta, para lá dos líderes.


Resultados e classificações da Bundesliga
 



Em Itália volta a sorrir a Juventus, de novo sozinha na frente, depois de ter ganho ao Empoli e com uma ajuda do Nápoles de Rafa Benitez, que venceu a Roma.


A Serie A continua de resto a assistir à agonia dos grandes de Milão. No sábado o Inter perdeu com o Parma, neste domingo foi a vez de o Palermo bater o pé ao Milan. Os rossoneri são agora sétimos, com 16 pontos, menos nove que a Juventus. E o Inter é nono, com 15 pontos.


Resultados e classificação da Serie A
 


Em França, o Marselha fechou o domingo a segurar a vitória sobre o Lens e os quatro pontos de vantagem na frente para o PSG, uma semana antes do combate de chefes com os parisienses. O PSG esteve a perder frente ao Lorient, por culpa de um golo do internacional sub-21 português Raphael Guerreiro, mas acabaram a vencer. O Mónaco da armada portuguesa abriu as hostilidades na sexta-feira, antes da visita à Luz, com um empate frente ao Reims.


Resultados e classificação da Ligue 1 


Para lá dos grandes campeonatos, este foi ainda o fim de semana que consagrou os novos campeões asiático ( na verdade, australiano
) e africano
. E que assistiu ao adeus aos bancos de um senador: Marcelo Lippi
, depois de mais um título conquistado na China.