Começa esta quinta-feira a definir-se a passagem aos quartos de final da Liga Europa, segunda competição de clube mais importante do futebol europeu, já sem nenhum representante do Portugal a entrar em campo.

Acompanhe os jogos da primeira mão dos oitavos de final AO VIVO

O último conjunto luso a sair de prova foi o Sporting, incapaz de anular a desvantagem trazida da primeira mão disputada em Wolfsburgo. Os alemães, onde atua o português Vieirinha, seguiram em frente e voltam a iniciar uma eliminatória em casa.

A primeira mão disputa-se na Volkswagen Arena frente aos italianos no Inter Milão (20:05), três vezes vencedores da Taça UEFA (prova que deu origem ao formato atual).

Ao mesmo tempo, O Zenit de André Villas-Boas, vencedor da competição em 2007/2008, recebe, em São Petersburgo, o Torino de Itália, numa embate que pende, naturalmente, para o lado da equipa onde atuam os portugueses Danny e Luís Neto, e os nossos bem conhecidos Garay, Javi García, Axel Witsel e Hulk.

A Ucrânia também será palco dos oitavos de final da Liga Europa, com o confronto entre Dnipro e Ajax de Amestardão (20:05). A equipa da cidade de Dnipropetrovsk, que tem no português Bruno Gama uma arma importante, procurará continuar a fazer história, frente ao vencer da edição 1991/1992 da Taça UEFA, depois de já ter deixado pelo caminho o Olympiakos de Vítor Pereira.

O Besiktas viaja até à Bélgica para medir forças com o Brugge (20:05), num confronto entre duas equipas sem nenhum troféu conquistado no panorama europeu.

O jogo cabeça-cartaz decorrerá em Itália entre Fiorentina e Roma (18:00), dois dos emblemas apontados como possíveis vencedores da competição.

O vice-campeão italiano viaja até Florença na tentativa de conseguir, finalmente, afirmar-se na Europa, onde ainda não contabiliza qualquer troféu.

Do lado da Fiore, onde atua o ex-sportinguista Matías Fernández, a ambição é colocar um ponto final no jejum europeu que dura desde a conquista da Taça das Taças em 1960/1961.

Itália, país com mais representantes em prova (4), receberá outra partida nesta quinta-feira, com a receção do Nápoles ao Dínamo de Moscovo (18:00), numa eliminatória que cai, claramente, para os napolitanos de Rafa Benítez.

Em Espanha, o contingente português do Sevilha, formado por Beto (lesionado), Diogo Figueiras e Daniel Carriço, visitam o El Madrigal para medirem forças com o Villarreal. Recorde-se que a formação comandada por Unay Emery é a atual campeã em título, às custas do Benfica, e já conquistou a competição em três ocasiões (2005/06, 2006/07 e 2013/14).

O único representante inglês da competição dá pelo nome de Everton e recebe o Dínamo de Kiev (18:00), dos portugueses Miguel Veloso e Antunes