A Coleção Real Britânica comprou os quatro retratos da rainha Elizabeth II pintados por Andy Warhol, figura maior do movimento «pop art», foi hoje anunciado.

As quatro serigrafias são baseadas num retrato oficial da rainha usando uma tiara e um colar durante as celebrações do Jubileu de Prata, em 1977.

Os quadros irão integrar a exposição «Retratos da Rainha», que estará patente ao público entre novembro de 2012 e julho de 2013 no Castelo de Windsor, no contexto da celebração do Jubileu de Diamante da soberana britânica.

O valor pago pelos retratos não foi divulgado.

«São retratos que têm uma técnica muito interessante e contemporânea, verdadeiramente popularizada por Andy Warhol. Múltiplas impressões em tela com cores maravilhosamente vibrantes», disse o bibliotecário real Jane Roberts.

«Juntam-se a uma coleção com 600 anos, mas o facto de terem uma técnica completamente nova não é surpreendente; as coisas mudam», acrescentou.

Roberts disse ainda que a compra foi aprovada pela rainha.

O pintor e cineasta norte-americano Andy Warhol, que morreu em 1987, foi um dos artistas melhor sucedidos comercialmente no século XX, tendo usado para estas pinturas a mesma técnica utilizada em retratos de Marilyn Monroe, Jackie Kennedy e Elvis Presley.

Os retratos da rainha foram pintados em 1985 como parte de uma coleção de serigrafias chamada «Rainhas Reinantes».

Lusa