A figura: Gabriel

O melhor. O camisola 8 do Benfica foi o pivot do futebol encarnado quando em processo ofensivo. Não houve jogada que não passasse por ele, com Gabriel a fazer girar o jogo da esquerda para direita e vice-versa, através do passe longo. No curto, jogou quase sempre entre linhas e no resto lutou pela recuperação da bola como ninguém. Foi, portanto, suor e discernimento e ainda tentativa de golo: aquele pontapé aos 70 minutos merecia melhor pontaria. Ironicamente, parece que apostou toda a força nesse remate, pois foi notório o esforço a partir desse minuto. Saiu aos 79 minutos e viu do banco o golo da vitória.

Positivo: Seferovic

Um tiro, um golo. Foi assim que começou neste duelo com os italianos. Ainda pouco tinha feito e, no entanto, isso já era muito no marcador, e logo a corresponder a uma primeira combinação com Raul de Tomas. De resto, parece entender-se bem com o novo colega de ataque, mas também com quem sucedeu a Raul de Tomas no jogo. Nesta fase, é presença no onze obrigatória até porque demonstra frescura física que lhe permite vencer duelos e pressionar alto como parece que Lage quer fazer.

Negativo: Rúben Dias

Esteve na versão menos boa, naquela em que se deixa levar pela emoção dos jogos. É verdade que na segunda parte serenou, mas na primeira picou-se com Vlahovic sem necessidade, viu um cartão amarelo merecido, num daqueles lances que lhe fizeram ter fama de duro do pelotão. Posto isto, no lance do golo italiano deixou o sérvio de 19 anos rodar à vontade.

Outros destaques

Raul de Tomas

Pormenores técnicos, remate pronto, boas desmarcações quer entre linhas, quer em profundidade. O camisola 9 da Luz assistiu Seferovic para o 1-0, teve de suspender o grito de golo aos 24 minutos após uma belíssima jogada com o suíço – tremenda a defesa de Terracciano -, mas também não foi expedito como devia noutras ocasiões. Ferro, por exemplo, deixou-o sozinho para o guarda-redes, mas Raul de Tomas desperdiçou a ocasião. A maior nota, porém, é mesmo esta: o entendimento com Seferovic está a melhorar.

Caio Lucas

Fez o golo da vitória e aproveitou ao máximo o tempo de jogo que teve. Ele e Chiquinho, que o serviu na área.