«Eu acho que, neste momento, a corrida aos Jogos Olímpicos nos deu todos os benefícios que podemos esperar nos próximos anos. Acredito, por isso, que Madrid não deve tentar ser a cidade anfitriã dos jogos de 2024», afirmou Ana Botella.

A esposa de Jose Maria Aznar, antigo chefe do governo espanhol, garante que já comunicou a sua decisão ao rei Juan Carlos e ao atual presidente do governo, Mariano Rajoy.

Os membros do Comité Olímpico Internacional (COI) recusaram, no passado sábado, a candidatura da capital espanhola e escolheram Tóquio como a cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos 2020.

Nas redes sociais, a apresentação da candidatura madrilena ao COI, feita por Ana Botella, tem sido ridicularizada pelo discurso em inglês com acentuado sotaque espanhol. Nas horas que se seguiram à escolha de Tóquio, a expressão mais repetida nas redes sociais é a usada por Ana Botella: «a relaxing cup of café com leche in Plaza Mayor» (uma relaxante chávena de café com leite na Plaza Mayor).

Além do discurso dececionante de Ana Botella, outras razões têm sido apontadas para Madrid não ter sido escolhida, incluindo a decisão de denominar a candidatura como a «opção de austeridade».

Veja o discurso de Ana Botella