O Comité de Controlo e Disciplina da UEFA decidiu suspender o futebolista maltês Kevin Sammut de qualquer atividade relacionada com o futebol por um por um período de dez anos, depois de este ter violado os princípios da integridade e do desportivismo expressos no Artigo 5 dos regulamentos de disciplina da UEFA (envolvimento em tentativas de manipular o desfecho de um jogo).
O desafio sob investigação foi o do Grupo C da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2008 entre Noruega e Malta (4-0), disputado em Oslo a 2 de Junho de 2007.
Sammut foi substituído ao intervalo num jogo que gerou 200 mil euros em apostas. Um denunciante afirmou que havia quatro jogadores envolvidos, mas Kevin Sammut já deu uma conferência de imprensa a dizer que não sabia de nada.
As suspeitas de manipulação do resultado pairavam também sobre os jogadores Kenneth Scicluna e Stephen Wellman, também ambos de Malta, mas as conclusões da investigação foram consideradas insuficientes para que fosse tomada qualquer ação disciplinar contra eles.
A UEFA vai pedir à FIFA que estenda esta decisão para que ela tenha efeito a nível mundial.