A Selecção portuguesa de Sub-16 goleou a Selecção de Timor Leste (7-0), aumentando a probabilidade de chegar à final dos Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) que estão a decorrer no Rio de Janeiro. Falta aguardar pelo resultado entre o Brasil e Moçambique. Edgar Gomes, seleccionador nacional, afirmou tratar-se de um «incentivo» para a fase de apuramento do Europeu de Sub-17.
O primeiro golo surgiu logo ao minuto um apontado por Telmo castanheiro. Até aos 41 minutos não foram vistos mais golos, até que o capitão Amorim animou o jogo ao marcar o segundo Portugal. Na segunda parte, o golo de Beirão aos 59 minutos já revelava um resultado dilatado. Filipe Barros bisou os 61 e 70 minutos. O último golo luso saiu dos pés de Sérgio Marques.
O Brasil tinha ganho a Timor Leste por 3-1, o que obrigava Portugal a marcar muitos golos, uma vez que apenas derrotou Moçambique por 1-0. O jogo entre lusos e canarinhos ficou por um empate a dois golos.
Edgar Gomes sublinhou que a equipa cumpriu o dever. «A equipa soube reagir bem à pressão de ter de fazer um bom resultado. Trabalhou muito. Neste jogo foi possível ver uma boa ocupação de espaços e o resultado acabou por aparecer. O objectivo era estar na final do Maracanã. É um grande incentivo para estes miúdos jogarem naquele estádio. Agora queremos ganhar», sublinhou o treinador, citado pela Agência Lusa.
Amorim, autor do segundo golo, falou de um sonho realizado. «É quase um sonho poder vir a jogar no Maracanã. Era importante vir a estes Jogos, porque estão cá os outros países que falam português, mas é incrível poder jogar naquele estádio com 16 anos», destacou o capitão.
Portugal alinhou com Figueiredo, Rui Coentrão, Serôdio, Miguel Lourenço, Tiago Ribeiro (Sérgio Marques, 60), Sérgio Oliveira, Filipe Barros (Roberto, 40), Ruben (William, 40), Djaló, Amorim e Telmo Castanheira (João Ribeiro, 54).