Um acordo de cavalheiros impede-o de assumir que já é do Benfica. As palavras, essas, não enganam. Jonathan Soriano imagina-se de águia ao peito, a viver em Lisboa e a trabalhar na Luz ao lado de um dos seus melhores amigos: Nolito, pois claro. Em declarações exclusivas ao Maisfutebol, o avançado de 26 anos do Barcelona B não esconde o seu desejo.

«A ideia de reencontrar o Nolito enche-me de ânimo. Quero reeditar a grande dupla que fiz com ele em Espanha. Entendemo-nos muito bem. Ele percebe o meu futebol, as minhas movimentações», começa por dizer ao nosso jornal, depois de assegurar não ter «ainda» assinado qualquer vínculo com os encarnados.

«Não tenho problemas físicos»

O contrato do avançado com o Barcelona expira em Junho, há outras ofertas em cima da mesa, mas é no Benfica que Soriano quer jogar. «Confirmo que há negociações avançadas, mas ainda não posso afirmar oficialmente que sou ou vou ser jogador do Benfica. Teremos de aguardar. Para já não tenho nada assinado e continuo a ter contrato com o Barcelona.»

Boa parte das informações sobre o clube da Luz foram recolhidas em conversa com Nolito. Os espanhóis foram colegas na formação B do Barcelona entre 2009 e 2011. «Claro que me informei com ele sobre o Benfica. É um grande amigo, um jogador excelente. Só me disse coisas boas.»

Andar 1000 kms para voltar a ser feliz

O namoro prolongou-se no tempo. Soriano já há «muito tempo» está ciente do forte interesse do clube português. «O Benfica é enorme. Lidera a liga portuguesa e joga a Liga dos Campeões. Tudo isso me deixa extremamente interessado, naturalmente. Vamos ver.»

Nascido em Barcelona, Jonathan Soriano passou grande parte da carreira no Espanhol. Percorreu os escalões jovens, chegou aos seniores, aguentou empréstimos a Almeria, Albacete e Poli Ejido. Neste último clube foi colega de equipa do português José Calado, esse que chegou a ser titular do Benfica durante várias temporadas.

Desperdiçado pelos periquitos, Soriano não precisou de mudar de cidade para ser feliz. Na formação secundária do Barcelona encontrou espaço, confiança e minutos. Respondeu com golos, muitos.

Agora, tudo indica que terá mesmo de pegar nas malas. Lisboa fica a 1007 kms da Cidade Condal. O seu empresário já esteve em Portugal e falou com o presidente Luís Filipe Vieira. Soriano espera.

«Ainda não fui a Lisboa, mas estou muito curioso para conhecer o Estádio da Luz.»

Os golos de Jonathan Soriano: