«Cristiano Ronaldo pode jogar até aos 37 ou 38 anos». A convição é de José Carlos Noronha, cirurgião responsável, por exemplo, pela operação recente de Falcao, entre várias outras figuras do desporto, e que ainda recentemente observou o português do Real Madrid.

«Ronaldo é um caso à parte, Tem uma compleição física ímpar. Uma estrutura que não cede. Aos traumatismos a que é sujeito pelos adversários seria de esperar que tivesse uma carreira curta com imensas lesões. Mas não tem», disse o médico em declarações à Renascença.

«É um atleta de uma humildade enorme que colabora totalmente. Por outro lado é um indivíduo de uma correcção enorme. Não tem hábitos alcoólicos, tabágicos, nocturnos. Antes dos treinos já lá está. Quando terminam, continua o reforço muscular. É de uma educação, humildade e força de vontade incomparáveis. Por isso que está no lugar onde está. É um profissional a sério. É o melhor do mundo», frisa.

«Acho que vai jogar até muito tarde porque além das qualidades como ser humano e físicas, mantém um preparo físico permanente», vaticina o médio. Mas, como «a idade não perdoa», «dentro de três a quatro anos, o jogador deixará de ter a mesma velocidade». «Vai deslocar-se para mais perto da área e eventualmente marcar ainda mais golos. Vai ser o mesmo inferno para os guarda-redes e para os defesas», vaticina José Carlos Noronha.