A história de Kevin Kuranyi dava mesmo um livro. Soa a cliché mas assenta que nem uma luva (lá está, outro lugar comum) ao ponta-de-lança do Schalke 04.
Ora vejamos. Kuranyi nasceu há quase 26 anos no carioca Rio de Janeiro. É filho de pai germano-húngaro e de mãe nascida no Panamá. Confuso? É normal, pois confusa é a ascendência do atleta que optou pela cidadania alemã.
Raízes à parte, Kuranyi é uma das principais figuras do Schalke e o goleador máximo da equipa. No final do último treino da sua equipa, falou aos jornalistas portugueses na língua de Camões.
«Conheço a equipa inteira do FC Porto», começou por dizer, antes de comprovar com acerto a afirmação.
«Tem uma boa defesa, com o Bruno Alves. É um jogador alto, forte e luta bastante. No meio-campo há o Lucho que, para mim, é o cérebro da equipa. E há também o avançado que corre muito e mostra que é um jogador que não está parado durante os 90 minutos», acrescentou, referindo-se a Lisandro.
«Procura sempre uma oportunidade para marcar. Temos de fazer o nosso jogo e mostrar que temos qualidade para estar na Liga dos Campeões».
«O F.C. Porto tem 60 por cento do favoritismo»
Elogios ao F.C. Porto não faltaram. Num misto de simpatia e veracidade, Kevin Kuranyi fez uma vénia à qualidade futebolística dos dragões.
«Eles têm uma grande equipa mas, com todo o respeito que temos, vamos tentar ganhar este jogo. O FC Porto está quase todos os anos na Liga dos Campeões e já a ganhou. Isso é uma grande diferença», apontou, antes da deixa final.
«60 por cento do favoritismo é deles, mas dentro do campo vamos tentar vencer essa luta».