O empate bastava para garantir o apuramento e parecia que ia ser mesmo esse o resultado obtido pelo Chelsea de José Mourinho, na Suíça.

Mas um golo de Salah, aos 87, complicou as contas aos Blues. Perante o Basileia, equipa que impôs, na primeira jornada, uma surpreendente derrota aos Blues em plena Stamford Bridge, o Chelsea voltou a baquear e sofreu segunda derrota em dois jogos com os suíços.

No entanto, o empate do Schalke em Bucareste deu aos Blues uma qualificação antecipada e, no mínimo, envergonhada, perante esta derrota na Suíça.

Como na última jornada o Chelsea recebe o Steaua e há um duelo Schalke-Basileia, qualquer conjugação permite que os Blues fiquem, pelo menos, no segundo posto. Isto porque o Chelsea lidera o grupo com nove pontos, com o Basileia com oito e o Schalke com sete. O Steaua tem apenas três.

Fernando Torres acabou por não ser titular, mas rendeu Samuel Eto'o, aos 42 minutos. O ex-benfiquista Ramires foi admoestado com o cartão amarelo, aos 76.

Na Roménia, Steaua e Schalke empataram sem golos.  Um empate dava ao Chelsea o primeiro lugar garantido (tem vantagem direta sobre o Schalke, mas a garantia da vitória no grupo acabou por ficar adiada para a última ronda.