O Athletic Bilbao pode ter-se colocado esta quinta-feira no caminho do Sporting, depois de ter vencido o Schalke em Gelsenkirchen por 4-2, em jogo da 1ª mão dos quartos de final da Liga Europa. O português Pedro Proença foi o árbitro da partida.

Tudo sobre a Liga Europa

O espanhol Raúl foi a primeira grande figura da partida ao marcar dois golos perante os compatriotas e rivais, que curiosamente marcaram primeiro. No entanto, depois surgiu também o bis de Llorente e o golo de De Marcos que viram a partida uma segunda e definitiva vez.

O primeiro golo, dos bascos, aos 20 minutos, resulta de um erro de Timo Hildebrand, antigo jogador do Sporting, e da insistência de Llorente. O guarda-redes largou a bola e o internacional espanhol empurrou-a para a baliza.

Dois minutos depois, Raúl entrou em cena. Cruzamento de Uchida ao primeiro poste e o veterano a desviar, surpreendendo Iraizoz.

Já sem Hildebrand, que ficou no balneário ao intervalo (entrou Schober), o Schalke colocou-se na frente aos 60 minutos. Raúl, de primeira e após um corte de Amorebieta, fez o seu segundo golo. Um grande golo, por sinal.

Chegou então depois a recuperação basca. Llorente, aos 73, elevou-se mais do que a defesa alemã e desviou para a baliza; e oito minutos depois De Marcos foi lançado por Muniain pela direita e só com Mathias Schober desviou para a baliza. O Athletic ficou ainda mais perto de um possível embate com o Sporting nas meias-finais, com o 2-4, aos 90, por Muniain.

SCHALKE - Hildebrand (Schober, 46); Uchida, Papadopoulos, Matip e Fuchs; Jones; Hoger (Holtby, 56) e Draxler (Jurado, 56); Raúl; Farfán e Huntelaar

ATHLETIC BILBAO - Iraizoz; Iraola, Javi Martínez, Amorebieta e Aurtenetxe (Íñigo Pérez, 70); Iturraspe, De Marcos (Ekiza, 85) e Ander (Ibai Gómez, 46); Susaeta, Llorente e Muniain