Golos de Izmailov e Emiliano Insúa, na segunda parte, deram ao Sporting uma vantagem preciosa diante do Metalist Kharkiv, na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, mas um penalty convertido em período de descontos permitiu aos ucranianos reentrar na discussão da eliminatória (2-1).

Depois de uma primeira parte difícil, com ocasiões repartidas, a equipa de Sá Pinto embalou no início do segundo tempo, graças a um contra-ataque bem conduzido por Capel, na esquerda.

O espanhol, que estava em dúvida devido a um problema físico, combinou com Ínsua e fez um cruzamento perfeito para Izmailov, que também recuperou condição física em cima do jogo para alinhar de início. O russo concluiu no coração da área, e o seu golo embalou o Sporting para uma fase de grande ascendente, acentuada pelo golo de Insúa, na conversão de um livre frontal, após toque curto de Schaars (64 m).

A partir deste golo, o Sporting perdeu um pouco de frescura e permitiu ao Metalist algumas ocasiões de perigo, bem anuladas pela atenção de Rui Patrício, que teve defesas determinantes em duas situações. No entanto, no último minuto o guarda-redes cometeu uma grande penalidade, que Clayton Xavier não desperdiçou, relançando a incerteza sobre o desfecho da eliminatória, no jogo da segunda mão, na Ucrânia, dentro de uma semana.

Ficha do jogo