Se tivermos em conta que a 19ª jornada foi disputada entre compromissos europeus, não se pode dizer que as exibições pouco vistosas de F.C. Porto e Benfica tenham surpreendido. Mas a verdade é que, com maior ou menor sofrimento, ambos alcançaram os seus objetivos. Na verdade, o fosso para o resto até aumentou.

Os «dragões» abriram a jornada na sexta-feira, e jogaram quanto baste para vencer o Beira Mar, em Aveiro (0-2). Atsu, regressado da CAN, abriu caminho ao triunfo, confirmado por Jackson Martínez, que assim chegou aos 20 golos na Liga.

Mais sofrida foi a vitória do Benfica sobre a Académica, garantida ao minuto 94, com um penalty de Lima (1-0). Um lance que inflamou os ânimos na Luz, entre críticas ao antijogo da formação visitante e acusações de declarações menos apropriadas de Jesus.

Mas no fim das contas, a distância entre os dois líderes e as restantes equipas até aumentou, por força do empate caseiro do Paços de Ferreira, frente ao Nacional (1-1).

Ora, esse 1-1 da Mata Real não teve grandes repercussões em Vila do Conde. Rio Ave e Sp. Braga empataram e deixaram iguais as diferenças entre os três lugares da Liga Europa. Os arsenalistas não vencem há quatro jogos para o campeonato e têm derby do Minho com o Vitória, na próxima jornada, enquanto o Rio Ave vai ao Dragão.

Assim, aproveitou o Marítimo, que deu sequência ao triunfo em Alvalade. Ao bater o Estoril por 2-1 subiu ao sexto lugar, anteriormente ocupado precisamente pela equipa de Marco Silva, ultrapassada ainda pelo Vitória de Guimarães. A formação de Rui Vitória venceu o vizinho Moreirense por 1-0, graças ao segundo de dois penalties consecutivos (Tiago Rodrigues falhou primeiro, Leonel Olímpio marcou depois).

A tentar chegar finalmente à primeira metade da tabela classificativa está o Sporting, que regressou aos triunfos frente ao Gil Vicente, em Barcelos (2-3). Os jovens Bruma e Tiago Ilori deram vantagem madrugadora aos «leões», anulada depois por um «bis» de Hugo Vieira. Capel decidiu o encontro no dia do 25º aniversário.

Destaque ainda para o Vitória de Setúbal, que conseguiu um importante triunfo no reduto do Olhanense (0-1), adversário direto na luta pela permanência. Paulo Tavares marcou o único golo do encontro.