A Juventus teve um início difícil de temporada, mas a verdade é que tem vindo a crescer, está a apenas três pontos do Nápoles, na Série A italiana, e na Liga dos Campeões pode mesmo garantir a qualificação para os oitavos de final esta terça-feira caso vença o Sporting. Gianluigi Buffon acredita que a equipa «cresce» nos momentos determinantes, mas também diz que vai ser preciso um nível de concentração elevado para voltar a bater os leões.

«Não é que até à data tenhamos escolhido fazer certas exibições ou não tenhamos conseguido os resultados que esperávamos ter, mas estamos sempre a trabalhar no sentido de melhorar. Agora já nos conhecemos melhor, estamos numa situação física mais satisfatória e a nível mental também estamos mais motivados. Até há algumas semanas esse seria o nosso principal problema, mas à medida que se aproximam os momentos decisivos, começamos a encontrar em nós próprios as motivações e a união do grupo para podermos dar as respostas que temos que dar», começou por destacar o veterano guarda-redes na antevisão do jogo desta terça-feira.

A verdade é que a Juventus foi alvo de duras críticas no início da época. «O que faço sempre perante estas críticas é procurar analisá-las de forma séria e distinguir aquilo que possam ser golpes baixos, sem veracidade, e o que pode ser construtivo e possa levar a uma melhoria da nossa parte. Não digo que as críticas sejam desonestas, mas não me parece que sejam muito corretas. Basta ver os números. Ganhámos dez jogos, empatámos dois e perdemos um ou dois, contando com a Supertaça. Não se pode dizer que seja uma equipa com muitos problemas. É verdade que há equipas que estão melhor do que nós, mas para isso fizeram algo de extraordinário, não quer dizer que estejamos a fazer tudo mal», comentou.

A verdade é que a Juventus perdeu alguns jogadores importantes e contratou outros que ainda procuram adaptar-se à equipa. «Há jogos que nos permitem ser menos prudentes e há outros adversários que não nos permitem esses luxos, temos de gerir os jogos. Em Milão fomos humildes e fortes e compreendemos que, com um metro a menos, podíamos ganhar e foi isso que aconteceu», destacou.

A Juventus bateu o Sporting em Turim, mas a verdade é que os leões chegaram a ameaçar o empate já perto do final do jogo. «Não é que o jogo da primeira volta não estivéssemos concentrados, sabíamos da importância desse jogo. Depois da derrota com o Barça, todos os jogos passaram a ser importantes. O Sporting é uma boa equipa que nos colocou dificuldades, como já tinha colocado ao Barcelona. É uma equipa que tem jogadores no seu plantel com muita experiência. Já mostraram no primeiro jogo que são uma equipa difícil de bater para qualquer um, não só para a Juventus. A este nível é normal que tenhamos dificuldades», comentou.

Allegri assumiu que um empate em Alvalade até pode vier a ser um bom resultado. «Em todas as partidas os protagonistas começam sempre com o objetivo de obter o melhor resultado possível, mas claro que durante o jogo esse objetivo pode ser reavaliado. Podemos encontrar dificuldades ou eventualmente marcar e conseguir um resultado melhor do que estávamos à espera. Mas no nosso caso, queremos entra em campo com a melhor Juve, depois, ao longo do jogo, podemos ver se podemos ir mais longe ou não», referiu.