Real Madrid e Atlético de Madrid disputaram a final da Liga dos Campeões, no Estádio da Luz, no passado dia 24 de maio. E não foi só um jogo de futebol: foi um megaevento  que atraiu centenas de milhões de adeptos aos ecrãs de televisão e às redes sociais.

O evento desportivo anual mais visto no mundo foi transmitido para mais de 200 países, com audiência global estimada em cerca de 165 milhões de pessoas (e uma exposição global projetada de 380 milhões de telespetadores).

Em Espanha, a final da Champions tornou-se a mais vista de sempre e o programa televisivo com mais audiência desde que a seleção local ganhou o Euro-2012.

O site oficial da UEFA teve 1,5 milhões de visitas no dia da final, um aumento de 20 por cento em relação ao ano passado, para o qual contribuiu, sem dúvida, o facto de três dos golos terem sido marcados no prolongamento.

O número de seguidores dos canais de redes sociais da UEFA passou a barreira dos 50 milhões na presente temporada, baseando-se sobretudo no incrível crescimento da página de Facebook da Liga dos Campeões.

Pela primeira vez, a hashtag oficial do evento -- #UCLfinal -- apareceu nos painéis publicitários em redor do relvado, em Lisboa, levando a que tenha sido usada mais de um milhão de vezes, enquanto que as entrevistas em estúdio, transmitidas em direto no Facebook para todo o mundo através da plataforma, foram também disponibilizadas aos visitantes do UEFA Champions Festival através de um ecrã gigante. 

Alguns dos números do fim-de-semana da final:

- 26 milhões de pessoas geraram 67 milhões de interações no Facebook relacionadas com a final, tendo o maior fluxo sido gerado no México (seguido da Indonésia, Brasil e Espanha)

- A página oficial da UEFA contou com mais de 1.3 milhões de adeptos durante a semana da final e 400 mil no dia do jogo, salientando-se o facto de os posts terem sido geoprojetados para Espanha pela primeira vez.

- Os vídeos da TrophyCam da UEFA, nos quais vemos através dos olhos do troféu da Liga dos Campeões, desde a sede da UEFA até Lisboa, passando pelas mãos dos adeptos e de nomes famosos, tiveram 12 milhões de visualizações no Facebook e mais de 16.000 pessoas fizeram e partilharam uma «selfie» com a taça, em «trophy selfie».

- 8.4 milhões de Tweets relacionados com a final, equipas e jogadores foram escritos desde 60 minutos antes do apito final até à entrega do troféu, com um pico de 209.594 tweets por minuto logo após o golo de Gareth Bale, que pôs o Real Madrid a ganhar por 2-1.

- O número de seguidores no Twitter, em @ChampionsLeague, dobrou para 6.4 milhões durante a época, o que ajudou a que o uso da #UCLfinal passasse a marca de 1 milhão, contando com o apoio dos clubes finalistas.