A situação que o Sporting vive atualmente, em vésperas da deslocação a Stamford Bridge a precisar de pontuar, já não é nova na história do clube na Liga dos Campeões.
 
Em 2007/08, quando era orientada por Paulo Bento, a formação leonina deslocou-se a Old Trafford, para jogar com um Manchester United então também já apurado.
 
O Sporting partia nessa altura em terceiro lugar do grupo, com quatro pontos, menos três do que a Roma, que jogava em Kiev. Era a penúltima jornada do Grupo F da Champions.
 
Era necessário então pontuar em Manchester, e de preferência somar três pontos, para manter a esperança de apuramento e decidir tudo na última jornada. Mas correu mal.
 
Mesmo tendo dado descanso a jogadores como Gary Neville, Paul Scholes e Wayne Rooney, sir Alex Ferguson apresentou um onze muito forte e que acabou por vencer po 2-1. O triunfo foi garantindo já em período de descontos com um golo de... Ronaldo.
 
O improvável Abel até tinha colocado o Sporting na frente do marcador, mas Carlos Tevez empatou à passagem da hora de jogo. Alex Ferguson não queria perder e lançou o argentino, juntamente com Giggs, no regresso dos balneários.
 
Nos descontos, Cristiano Ronaldo de livre fez o golo da vitória do Manchester United: o extremo português tinha já feito também a assistência para o golo de Tevez.

Confira quem mais se destacou nesse jogo de Old Trafford
 
Este foi aliás o primeiro jogo internacional de Rui Patrício.
 
Com a derrota perante um adversário inglês já apurado, e com a vitória da Roma em Kiev, o Sporting perdeu as hipóteses de seguir em frente na Champions e caiu para a Liga Europa (garantida de imediato).
 
«O Sporting vai à Taça UEFA, depois de viver uma noite de Liga dos Campeões que chegou a ser de sonho mas acabou numa derrota, escrita outra vez pelos pés de Cristiano Ronaldo», escreveu Berta Rodrigues no Maisfutebol.
 
Ficha de jogo:
 
MANCHESTER UNITED: Kuszczak; O’Shea, Vidic, Rio Ferdinand e Evra; Carrick e Fletcher (Tevez, 46m); Nani (Giggs, 46m), Anderson e Cristiano Ronaldo; Louis Saha (Hargreaves, 79m).
Suplentes não utilizados: Van der Saar, Wes Brown, Piqué e Simpson.
 
SPORTING: Rui Patrício; Abel, Polga, Tonel e Marian Had; Miguel Veloso; Izmailov (Farnerud, 82m), Romagnoli (Vukcevic, 68m) e Moutinho; Liedson e Purovic (Pereirinha, 82m).
Suplentes não utilizados: Tiago, Gladstone, Adrien Silva e Páez.
 
GOLOS: Abel (21m), Tevez (61m) e Ronaldo (90m).