O Zenit venceu esta terça-feira o Standard Liège por 3-0, em jogo da segunda mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. 

Os russos, que já tinham vencido na Bélgica por 1-0 (golo de Shatov), qualificam-se para a próxima fase e vão integrar o pote 2 do sorteio desta quinta-feira, podendo sair como adversários de Benfica, FC Porto ou Sporting.

A equipa de André Villas-Boas jogou toda a segunda parte com menos um jogadores, depois da expulsão por duplo amarelo de Fayzulin (31 e 44). Mesmo assim, foi sempre superior aos visitantes, onde o português Jorge Teixeira voltou a ser aposta no eixo da defesa.

Com apenas uma alteração em relação ao jogo de Liège - o regresso de Witsel após castigo para o lugar de Tymoshchuk - o conjunto de São Peterburgo apenas permitiu alguma irreverência aos belgas nos primeiros minutos, chegando ao primeiro golo à passagem da meia-hora. Criscito envolveu a defesa contrária pela esquerda, Kawashima socou mal a bola e o venezuelano Rondón não desperdiçou a oportunidade.

No segundo tempo, aos 54 minutos, Van Damme derrubou Smolnikov na área e o árbitro italiano Gianluca Rocchi não perdoou. Hulk converteu o penálti. Apenas quatro minutos depois, o internacional brasileiro protagonizou a melhor jogada do desafio, ultrapassando vários adversários - com alguma sorte no último ressalto - antes de finalizar com classe perante Kawashima.

Os belgas estavam batidos, mas ainda tentaram o primeiro golo da sua história na Rússia, mas Lodygin defendeu com estilo um cabeceamento muito perigoso de Igor de Camargo, aos 68 minutos. Perto do fim, aos 89, Faty viu vermelho direto por derrubar Smolnikov, que se isolava.

No que diz respeito aos restantes portugueses, Danny foi titular e Neto não saiu do banco. O ex-benfiquista Garay jogou os 90 minutos.