O Mónaco vai apresentar-se frente ao F.C. Porto na final de Gelsenkirchen com os dois melhores marcadores da Liga dos Campeões. O espanhol Fernando Morientes e o croata Dado Prso juntos conseguiram 16 golos, número impressionante para liga milionária e que contribuiu para que a equipa francesa tenha o melhor ataque da competição. A equipa do principado marcou 26 golos, o que quer dizer que estes dois avançados a«apenas» deixaram dez golos para serem marcados pelos companheiros de equipa.
Morientes é o rei dos goleadores, com nove golos, marca especialmente significativa para um jogador que foi dispensado do Real Madrid para ser emprestado aos franceses. Ora, o espanhol acabou por ser a «besta negra» para os merengues já que marcou à sua antiga ex-equipa um vez em cada um dos jogos dos quartos-de-final e sendo decisivo para a eliminação da equipa de Figo e Queiroz.
Prso segue atrás, com sete golos, na linha de segundo goleador da equipa, relegado para esse plano pela eficácia do espanhol. O croata não deixa, no entanto, de ter o recorde de golos numa partida ao ter marcado quatro vezes na goleada por 8-3 do Mónaco sobre o D. Corunha.
Outro dado bastante significativo é que os jogos em que o ataque do Mónaco bateu os guarda-redes adversários tiveram sempre golos de um dos dois jogadores, além das partidas em que quer Morientes quer Prso marcaram ambos. A importância dos dois avançados na equipa de Didier Deschamps é tal que Shabani Nonda, o melhor marcador da liga francesa na época passada (com 26 golos), está relegado para terceiro plano na ordem de atacantes.
Mas as armas do técnico francês não se esgotam no ataque. A defesa tem dois jovens de muito valor, o lateral esquerdo senegalês Patrice Evra e o central gaulês Sébastien Squillaci, além do já conhecido Hugo Ibarra, internacional argentino que está emprestado pelo F.C. Porto.
Dando corpo à actualmente famosa «escola» francesa, o meio-campo do Mónaco é constituído nas alas por mais duas estrelas nacionais. O médio direito e capitão de equipa, Ludovic Giuly, muito forte, com capacidade técnica e bom finalizador; e o extremo esquerdo Jérôme Rothen, muito habilidoso e veloz, tendo sido o campeão das assistências na liga francesa 2003/03.
Plantel do AS Monaco FC
Guarda-redes:
16 André Biacarelli
1 Stéphane Porato
30 Flavio Roma
29 Tony Mario Sylva
28 Yohan Vivier
Defesas:
39 Jim Ablancourt
3 Patrice Evra
32 Gaël Givet
4 Hugo Ibarra
20 Arnaud Lescure
12 Joseph Dayo Oshadogan
40 Marco Ramos
27 Julien Rodriguez
19 Sébastien Squillaci
Médios:
7 Lucas Bernardi
37 Sébastien Carole
14 Edouard Cisse
35 Hassan El Falkiri
8 Ludovic Giuly
21 Nicolas Hislen
34 Jimmy Juan
38 Laurent Mohellebi
6 Jaroslav Plasil
25 Jérôme Rothen
15 Andreas Zikos
Avançados:
24 Emmanuel Adebayor
26 Souleymane Camara
31 Sébastien Grax
22 Laurent Lanteri
41 Nicolas Maurice-Belay
10 Fernando Morientes
18 Shabani Nonda
9 Dado Prso
23 Nicolas Raynier