O At. Madrid perdeu em Liverpool, mas garantiu a presença na final da Liga Europa com um golo de Fórlan no prolongamento, nesta quinta-feira, na segunda mão das meias-finais. Os espanhóis foram heróicos, tiveram José Antonio Reyes em destaque, com Simão a titular, e chegam à quinta final europeia da história do clube!

O Liverpool começou a pressionar desde o primeiro segundo. Benayoun colocou De Gea à prova logo no minuto inicial, e os ingleses soltavam o inferno em Anfield. A pressão inglesa ia e vinha como a maré, ou seja, não era constante. Por isso, o Atlético teve até nesgas para espreitar o golo, que surgiu aos 44 minutos. Para o Liverpool, porém.

Aquilani finalizou de forma soberba o cruzamento de Benayoun, colocava justiça no marcador e empatava a eliminatória em cima do intervalo.

Os espanhóis voltaram bem melhores no segundo tempo. O Atl. Madrid teve posse de bola, controlou o encontro e parecia apostado em jogar o prolongamento. Daí que até final dos 90 minutos o marcador não se tenha alterado. Depois, tudo mudou.

Fulham afasta Hamburgo da final em casa (vídeo)

Num jogo louco, Benayoun colocou os «reds» com um pé na final de Hamburgo. Mas o golo do israelita surgiu demasiado cedo e havia tempo para a equipa de Quique Flores reagir. Ainda antes do fim do primeiro tempo do prolongamento, Reyes descobria Forlán e o uruguaio, que já marcara em Madrid, fazia uma rasteira aos ingleses e metia o Atlético na final com o Fulham.

Simão Sabrosa teve depois uma oportunidade de ouro para acabar com a eliminatória, mas o português, em noite de muito suor e pouca inspiração, atirou por cima. A festa soltou-se após o apito final e Quique Flores devolve o clube a um final europeia 24 anos após a última, esta numa competição já extinta, a Taça das Taças.

Os colchoneros buscam agora o segundo título europeu da história, de novo com um português na equipa. Em 1961/62, na Taça das Taças, Jorge Mendonça foi o autor de um dos golos com que o Stl. Madrid derrotou a Fiorentina (3-0), em finalíssima da prova, depois de um empate a um golo na final. Curiosamente, a conquista deu-se na Alemanha, depois do tal empate na final ter sido em Glasgow.