A Figura: Alan

Soberba execução para o 2-0. Bola para o pé esquerdo, bola ao ângulo superior direito do incrédulo Handanovic. Muita liberdade, confiança a transbordar, boas mudanças de flanco. Uma noite, enfim, bem aproveitada pelo experiente brasileiro. Alan precisava de uma noite assim. Uma noite a fazer lembrar as melhores exibições das últimas temporadas. Um propulsor emocional de grande relevância a três dias da recepção ao Benfica.

A Desilusão: Maribor

Só podia mesmo ser a equipa eslovena. A equipa campeã da Eslovénia, de resto. Frágil da cabeça aos pés. Não tem qualidade para estar nesta fase da prova, muito menos para jogar na Liga dos Campeões [afastada na 3ª pré-eliminatória pelo Maccabi Haifa]. O Sp. Braga não tem qualquer culpa disso, naturalmente, e aproveitou da melhor forma a limitação confrangedora do visitante.

O Momento: «frango» de Handanovic

A tipologia destes duelos teoricamente desequilibrados aponta sempre no mesmo sentido: o mais forte a atacar por todos os lados, a sofrer enquanto não surge o primeiro golo, e o mais débil a adiar esse instante o mais possível. Desta vez tudo foi facilitado para o Sp. Braga. Logo no dealbar do encontro, o guarda-redes Handanovic largou uma bola facílima e Lima abriu o marcador. O (supostamente) mais difícil estava feito.

Outros Destaques

Hugo Viana

Acaba por ser triste perceber o óbvio: podia ter sido ainda melhor, ainda maior. Pormenores de encanto, cabeça sempre bem direcionada, fortíssimo no passe curto e à distância. Com espaço, como nesta noite, exponencia todas as suas capacidades ao limiar máximo. É pena, de facto, que não empregue mais dinamismo às suas acções, quando assim se exige. Grande jogo, talvez o melhor em campo, juntamente com Alan.

Hélder Barbosa

Brilhante nos primeiros 30 minutos. A confirmar tudo o que de bom se tem dito e escrito sobre ele. Rapidíssimo a executar, extremamente participativo, sempre perigoso na hora do remate. Tentou o golo de cabeça e de pé esquerdo. Merecia-o, apesar do apagamento a que se votou na segunda parte.

Ewerton

Uma das grandes revelações deste Sp. Braga. Sóbrio, consciente, discreto quanto baste. Bela descoberta da prospecção dos minhotos. Um defesa central de muito bom nível. Teve uma noite descansada, é certo, mas fez bem tudo o que tinha de fazer.