É brasileiro, tem 22 anos, e é o dono do lado esquerdo da defesa do Bayer Leverkusen. No jogo com o Sporting, para os 16 avos de final da Liga Europa, Wendell disse estar à espera um adversário complicado motivado, mas deixou o aviso: «Conheço muito bem a liga portuguesa. Há muitos brasileiros a jogar aqui e fico feliz de estar num país que fala a mesma língua. Espero fazer um grande jogo aqui e rever alguns brasileiros também.»

Na antevisão do encontro com os leões, esta quarta-feira, o defesa elogiou o ataque verde e branco, em especial um jogador que conhece muito bem: «O Sporting joga bastante para a frente. Têm dois avançados muito bons, como o Slimani e Barcos, com o qual joguei no Grêmio. Vamos encontrar muitas dificuldades mas estamos preparados para fazer um bom jogo»

«O Barcos é um jogador muito perigoso dentro da área», continuou «mas sabe sair para criar oportunidades. É um jogador perigoso, no Grêmio fez muitos golos. Espero que amanhã não tenha uma grande noite e que a nossa defesa esteja concentrada com tem vindo a estar e que façamos um grande jogo.»

Wendell rejeitou também o rótulo de favorito, quando questionado sobre o facto de o Leverkusen ter caído da Liga dos Campeões: «Não levamos vantagem nenhuma. O Sporting joga em casa, com os adeptos prontos para apoiar a equipa. Espero que possamos mostrar o nosso espirito, como temos mostrado na Bundesliga. É um grande jogo e quem sabe possamos conquistar a vitória que será muito importante para nós.»