FIGURA: Edmond Tapsoba
Uma das surpresas da pré-temporada do V. Guimarães, o jovem jogador do Burquina Faso ascendeu da equipa B à equipa principal, foi impressionando, ganhou o seu espaço, relegou Venâncio do onze e aí está. Bisou no primeiro jogo no D. Afonso Henriques ao serviço da equipa principal. Seguro ao lado do capitão Pedro Henrique, o miúdo que completou a formação em Guimarães mostra uma serenidade difícil de entender. Defende com responsabilidade, sai a jogar com qualidade e marca. Abriu o ativo com um tento de cabeça e finalizou a contagem com um golo de grande penalidade, aproveitando esta primeira eliminatória europeia para cimentar a sua posição. Um nome a ter em conta.

MOMENTO: golo de Tapsoba, minuto 14
Livre lateral para o V. Guimarães, movimentado por Rafa Soares no lado direito do ataque. O lateral canhoto fez a bola cair na zona perigosa, no coração da área, a pedir um desvio letal. Esse desvio surgiu por Edmond Tapsoba, que na passada cabeceou de forma subtil para o fundo das redes. Desfez as dúvidas quanto à eliminatória.

AO MINUTO: os principais lances do encontro

POSITIVO: golo cem nas competições europeias
O golo de Alexandre Guedes, o segundo do Vitória frente à Jeunesse, constituiu uma marca histórica para o conjunto de Guimarães. Tratou-se do golo cem do Vitória nas competições europeias, um golo redondo presenciado por 16352 espectadores no Estádio D. Afonso Henriques.

OUTROS DESTAQUES

Rafa Soares
Titular na última época, mantém esse estatuto com Luís Castro e parece estar mais solto. Conduziu mais o esférico e traçou algumas combinações interessantes com Davidson. Fez o cruzamento, de livre, para o golo de Tapsoba.

Sommer
O guarda-redes francês já tinha dado nas vistas no jogo da 1.ª mão, esta noite voltou a ser dos melhores da Jeunesse ao mostrar enorme segurança entre os postes. Esteve bem ao travar os cruzamentos do Vitória para a área, e assinou ainda boas defesas.

CRÓNICA: Carimbo de sentido único

Pepê
Uma das novidades de Ivo Vieira no onze do V. Guimarães, o médio rendeu João Carlos Teixeira e deu critério ao jogo dos vimaranenses. Distribuiu com serenidade, sem grande risco, mas sempre de forma segura.

Kouamé
Apesar de jogar com a camisola nove, o jogador do Burquina Faso atua no meio campo e é dos mais completos do conjunto do Luxemburgo. Impôs-se pelo seu Físico e tentou equilibrar forças no miolo, fazendo por disfarçar a diferença técnica entre os jogadores de ambas as equipas.

LER TAMBÉM:

Todas as notícias do Vitória de Guimarães

Tudo sobre a Liga Europa