Hermínio Loureiro, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), vai propor uma nova competição ao seu homólogo espanhol. Na reunião que vai ter hoje em Madrid, o presidente da liga nacional aferirá a receptividade espanhola para o início de uma taça que oporia os campeões ibéricos, tanto no escalão principal como no secundário. Uma forma de equiparar o futebol dos países vizinhos.
Em declarações ao diário espanhol Ás, o dirigente assumiu pensar tratar-se de «uma excelente ideia», que faria a «festa do futebol ibérico» e na qual os jogadores portugueses se poderiam mostrar no «país vizinho». Hermínio Loureiro está optimista quanto à resposta espanhola, pelo que aponta o ano de 2008 para início da competição.
Um projecto que precisa de encontrar patrocinador, que não foi necessário em 1983 quando o Benfica e o Atl. Bilbao disputaram um troféu similar, com a vitória a sorrir às águias.
O presidente da Liga espanhola vem a Portugal em Setembro e o assunto terá novos desenvolvimentos nessa altura, ao que apurou o Maisfutebol. Para arranque, a Taça Ibérica poderia começar ao nível das ligas secundárias.