A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) instaurou processos sumaríssimos a Pedro Emanuel e Luís Fabiano, do F.C. Porto, e a Hugo Almeida, do Boavista. Costinha e Leo Lima, também do F.C. Porto estão sob alçada de processos disciplinares.
Para os três jogadores sujeitos a processos sumaríssimos, o organismo propõe um jogo de suspensão. Pedro Emanuel, que terá ainda de pagar uma multa de 850 euros, é punido por agressão (artigo 120º, n.º 1, alínea b do regulamento disciplinar da LFPF) cometida no último jogo da Superliga, com o Sp. Braga. Luís Fabiano, também punido por agressão relativa ao jogo com o U. Leiria, está sujeito a 950 euros de multa. Por sua vez, Hugo Almeida terá de pagar 750 euros, e o seu castigo prende-se com uma agressão que cometeu no jogo com o Gil Vicente.
A Costinha foi imposto processo disciplinar por «não ter comparecido à entrevista realizada após o final do jogo» com o Sp. Braga, no Estádio do Dragão, que o F.C. Porto perdeu por 1-3. Leo Lima responde por «uso de expressões ou gestos ameaçadores contra jogadores», de acordo com o ponto 3 do artigo 125º do regulamento disciplinar. O castigo pode ir de um a três jogos de suspensão e multa de 125 a 1250 euros.
Tal como aconteceu no caso dos processos sumaríssimos de McCarthy (F.C. Porto) e Silva (V. Guimarães), as decisões sobre Pedro Emanuel, Luís Fabiano e Hugo Almeida podem ser atrasadas em caso de recurso.