As Ligas Profissionais de Portugal e de Espanha assinaram esta segunda-feira, no Porto, um protocolo de cooperação, que prevê a criação de uma competição denominada de Taça Ibérica.
Inicialmente este troféu será disputado entre os vencedores das segundas Ligas portuguesa e espanhola, por facilidades de calendário, mas o objectivo é «que sirva de ensaio para uma competição entre os vencedores das Ligas principais de ambos os países».
«Queremos empreender um projecto que possa ser levado a cabo. Era bonito falar das melhores equipas e de um torneio espectacular, mas somos sérios e preferimos começar com coisas que possam ser exequíveis e a curto prazo», explicou José Luís Astiazarán, presidente da Liga Espanhola Profissional de Futebol, citado pela agência Lusa.
No protocolo assinado no Porto ficou ainda acordada a «permanente partilha de experiências ao nível da gestão financeira» e a «partilha de posições comuns no âmbito das Ligas Europeias, UEFA e FIFA».
A profissionalização dos árbitros também foi debatida entre Hermínio Loureiro e José Luis Astiazarán. O presidente da Liga portuguesa quer a existência de árbitros profissionais no prazo de quatro anos, sendo que em Espanha o objectivo é introduzir esta medida dentro de dois anos. «Eles (os árbitros) querem a profissionalização, pois querem mais tempo de preparação», afirmou o líder espanhol.