FC Porto e Benfica encontraram-se na 13ª jornada da Liga, em duelo agendado para o Estádio do Dragão. Falta apenas um compromisso para cada equipa antes do clássico e os treinadores deverão ter o registo disciplinar de alguns jogadores em conta.

Julen Lopetegui e Jorge Jesus garantem que o duelo ainda não ocupa o pensamento de dragões e águias mas a data aproxima-se e há quatro unidades influentes – duas de cada equipa – em risco devido à acumulação de cartolinas amarelas.

Entre os jogadores com quatro cartões amarelos na Liga (cumprem castigo se virem mais um) surge por exemplo Enzo Pérez, que partiu com esse registo para a visita à Académica e não foi admoestado durante o encontro, continuam assim no limite.

Maxi Pereira, por outro lado, viu a cartolina amarela na segunda parte do jogo de Coimbra. O Benfica resolveu o encontro na etapa inicial, com golos de Gaitán e Luisão.

Jorge Jesus poderá gerir esta folha disciplinar na receção ao Belenenses, o último compromisso antes da visita ao Estádio do Dragão, sob pena de perder uma ou duas unidades essenciais no onze encarnado.

O FC Porto enfrenta um cenário semelhante. Bruno Martins Indi e Casemiro foram admoestados durante a goleada frente ao Rio Ave (5-0) e têm agora quatro amarelos cada.

Casemiro viu o cartão ainda na primeira parte, por falta perigosa sobre Esmael, enquanto Martins Indi foi punido por Olegário Benquerença na etapa complementar.

A formação portista visita a Académica – a equipa que perdeu frente ao Benfica – na próxima jornada da Liga e Julen Lopetegui terá de ponderar este fator, já que o médio brasileiro e o defesa luso-holandês têm sido preponderantes nos respetivos setores.

Um cenário a ter em conta na próxima jornada da Liga, a última antes do clássico.