O Sporting reduziu o número de jogadores emprestados na temporada 2015/16. Comparativamente com a época passada, a equipa leonina colocou menos seis jogadores por empréstimo (18 contra 12), o que não quer dizer, contudo, que tenha baixado muito a massa salarial,  pois aos 12 jogadores que, efetivamente, seguiram por empréstimo para outros emblemas, o Sporting junta mais cinco com futuro indefinido mas ainda integrando os quadros do clube.
 
Por partes. O Sporting terminou a temporada passada com 18 jogadores dos seus quadros a jogar em outros emblemas. Este ano, para já, tem apenas 12.
 
Dos 18 jogadores emprestados na época passada, o Sporting resolveu a situação de sete sem recorrer a novo empréstimo. O caso de maior sucesso foi Ricardo Esgaio, que foi reintegrado no plantel agora às ordens de Jorge Jesus. Para o plantel da equipa B seguiram Fokobo e Mama Baldé.
 
Os outros quatro casos deixaram de fazer parte dos quadros do clube. Wilson Eduardo assinou pelo Sp. Braga, Betinho pelo Belenenses, Lewis Enoh pelo Lokeren, da Bélgica, e Gazela pelo Salgueiros.
 
Depois há as tais situações ainda por resolver. Cinco,a contar com Oriol Rosell. O espanhol fazia parte do plantel leonino na época passada, mas não foi inscrito na Liga este ano e aguarda colocação.
 
Os restantes quatro são Labyad, Viola, Diogo Salomão e Salim Cissé. Este último tem grande probabilidade de ser integrado na equipa B, contudo.
 
Voltemos, então, ao início para que o leitor não se perca nas contas. Aos 18 emprestados da época passada tiramos os sete que ficaram com situação resolvida (reintegração ou saída definitiva) e os quatro (sem Rosell) que aguardam novidades sobre o futuro. Sobram, assim, seis jogadores, que seguiram para novo empréstimo: Heldon, Iuri Medeiros, Filipe Chaby, Ruben Semedo, Slavchev e Kikas.
 
Para chegar aos 12 empréstimos que o Sporting regista neste momento é preciso, então, somar outros seis jogadores. São elementos que evoluíram em Alvalade na época passada mas agora foram cedidos.
 
São eles João Palhinha (Moreirense), André Geraldes (Belenenses), Wallyson (Nice), Miguel Lopes (Granada) e Luís Ribeiro e Mica (Recreativo Huelva).
 
Por causa da lei que, esta época, impede jogadores emprestados de defrontar o clube de origem é importante sublinhar, para concluir, que o Sporting coloca seis jogadores em cinco clubes da Liga, com o Moreirense a receber a dupla Iuri Medeiros-João Palhinha.
 
RESUMO EMPRESTADOS 2015/16:
 
PORTUGAL
Heldon (Rio Ave)
Iuri Medeiros (Moreirense)
João Palhinha (Moreirense)
Filipe Chaby (U. Madeira)
Ruben Semedo (V. Setúbal)
André Geraldes (Belenenses)
 
ESTRANGEIRO
Wallyson (Nice, França)
Slavchev (Apollon, Chipre)
Miguel Lopes (Granada, Espanha)
Kikas (Recreatio Huelva, Espanha)
Luís Ribeiro (Recreativo Huelva, Espanha)
Mica (Recreativo Huelva, Espanha)