Pepa, treinador do Tondela, foi um dos espetadores atentos em Vila do Conde ao Rio Ave-Benfica, que ditou a eliminação dos encarnados da Taça de Portugal.

Tudo isto porque os beirões são, precisamente, o próximo adversário da equipa de Rui Vitória, no domingo, às 20h15, para a 15.ª jornada da Liga.

De resto, é um encontro ante um adversário que muito diz ao técnico de 37 anos, pois foi no Benfica que Pepa se formou como jogador. E onde teve uma estreia de sonho na equipa principal dos encarnados. Foi a 23 de janeiro de 1999.

Pedro Miguel Marques da Costa Filipe, conhecido no mundo do futebol como Pepa, era lançado a um minuto dos noventa por Graeme Souness, num jogo ante o Rio Ave, no antigo Estádio da Luz, para a Liga. O avançado, então com 18 anos, ainda júnior, marcou na primeira vez que tocou na bola e fixou o resultado final em 3-1.

O golo de Pepa na estreia pelo Benfica, em 1999:

Uma estreia de sonho, à qual se seguiu apenas uma oportunidade na mesma época, 1998/99, na equipa principal. Foi rodando pela equipa B, as chances tardaram e rumou ao Lierse da Bélgica. Ainda voltou aos encarnados, em 2001/02, mas foi afetado por lesões e uma série de episódios infelizes recordados em entrevista ao Maisfutebol. Isto até ter aceite uma proposta do Varzim.

«Foi o maior erro da minha vida. Tinha mais quatro anos de contrato. Há gente que paga para jogar no Benfica, eu implorei para sair», recordou, em 2007, ao nosso jornal.

A carreira de uma promessa do Benfica acabou aos 26 anos, após passagem por Paços de Ferreira e Olhanense. Precipitada por uma lesão grave no joelho esquerdo, a meias com quatro operações.

Hoje, Pepa procura dar estabilidade ao Tondela na I Liga e prepara-se para o segundo encontro da história ante os encarnados, na qualidade de treinador principal. O primeiro foi na época passada, à 18.ª jornada, na deslocação à Luz (derrota por 4-0). O jogo desta quarta-feira, em Vila do Conde, serviu para tirar as últimas notas ao vivo para o encontro de domingo, no Estádio João Cardoso.

Um palco para o qual Luisão é dúvida para Rui Vitória. Isto porque o central saiu com queixas na coxa direita nos Arcos, tendo desfalcado a equipa no prolongamento.