Siga o jogo AO MINUTO

O momento:

Boavista: a sensacional vitória no reduto do Marítimo (0-3), após três derrotas consecutivas, permitiu à equipa axadrezada fugir rapidamente da zona de despromoção, por troca com a Académica. Os homens de Coimbra estão a apenas um ponto, de qualquer forma. Cabe ao Boavista continuar a demonstrar argumentos, agora frente a um grande candidato ao título. Embora tenha marcado por três vezes na Madeira, a equipa de Erwin Sánchez continua a apresentar o segundo pior ataque da Liga. Mas será esse a surgir no tabuleiro do Bessa para procurar tirar partido de eventual fragilidade no processo defensivo do adversário.

Benfica: moral em alta na comitiva encarnada com o apuramento para os quartos de final da Liga dos Campeões (onde terá pela frente o gigante Bayern) e a liderança na Liga à partida para esta jornada. Há cerca de um mês, Jorge Jesus disse que o Sporting estava a fazer xeque aos reis. Ou seja, aos candidatos habituais, Benfica e FC Porto. Entretanto, a equipa de Rui Vitória subiu à liderança e afastou a hipótese de mate. Segue-se jogada importante nesta ronda, perante o xadrez do Bessa, num tabuleiro onde peões, torres, bispos e rainhas procurarão a melhor posição. O ataque ao rei é o objetivo-mor, perante um Benfica estará privado de figuras como Jardel, Mitroglou ou Gaitán. A goleada do Sporting frente ao Arouca aumenta a pressão sobre os encarnados, que viram igualmente o FC Porto vencer no Bonfim.

AUSÊNCIAS

Boavista: Henrique e Anderson Carvalho (castigados), Tengarrinha (lesionado)

Benfica: Jardel e Mitroglou (castigados), Júlio César, Luisão, Gaitán Fejsa e Nuno Santos (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Erwin Sánchez: «No futebol pode acontecer tudo. Portanto, temos de continuar com a nossa caminhada, com bons pensamentos, pensando que vamos ter de trabalhar muito para pontuar. Jonas? Temos falado muito com os centrais. É um jogador que, além de fazer muitos golos, faz muitas assistências. Está a jogar muito bem, mas não podemos perder um jogador só para andar atrás do Jonas.»

Rui Vitória: «Vai ser um jogo difícil. Um Boavista-Benfica é sempre tradicionalmente difícil. Sabemos que vamos ter um jogo complicado, mas que não foge à linha do que temos encontrado. É uma equipa que se bate muito bem, que vem de uma vitória fora num campo difícil, o do Marítimo, e que vai jogar ante o seu público. Mas o nosso único pensamento é ir ao Bessa ganhar, mostrando o nosso valor, continuando o nosso percurso e com respeito pelo adversário. Acreditamos no nosso valor.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Duelo com enorme tradição no futebol português. 105 jogos entre Boavista e Benfica no campeonato, com 60 vitórias encarnadas, 30 empates e 15 triunfos axadrezados. Na primeira volta, o Benfica venceu o Boavista por 2-0 no Estádio da Luz, com golos de Gonçalo Guedes e Mehdi Carcela.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Boavista:

Benfica: