O Belenenses vai denunciar o atual protocolo com a SAD e propor um novo, no qual prevê a criação de uma equipa sénior do clube, afirmou neste sábado o presidente do clube, Patrick Morais de Carvalho.

As intenções foram reveladas numa sessão de esclarecimento no pavilhão Acácio Rosa, que durou quase quatro horas e contou com mais de 150 sócios, e no final da qual o dirigente explicou aos jornalistas que o clube vai denunciar o atual protocolo com data de 30 de junho deste ano e propor novo acordo ao acionista maioritário da SAD, Codecity Sports Management.

«Neste momento, tendo o clube apenas 10 por cento da SAD e estando impedido de recuperar a maioria do capital social, as condições do protocolo não podem ser as mesmas, porque somos um acionista normal», afirmou, citado pela Lusa, revelando «total disponibilidade para celebrar com a SAD um novo protocolo» que inclua a possibilidade de o clube constituir uma equipa de futebol sénior.

A ideia, diz, é «garantir uma saída profissional» aos jogadores juniores e verbas relativas a «direitos de formação até aos 24 anos e não até aos 18, como sucede atualmente»: «Se tudo correr bem, teremos uma equipa da Belenenses SAD a competir na I Liga e uma equipa do clube que jogará com os seus juniores, sem qualquer drama.»

O dirigente acrescenta que o clube pretende também introduzir alterações no acordo para usufruto das instalações do Estádio do Restelo por parte da SAD. A ideia será arrendar as instalações do futebol profissional, como relvado, balneários e ginásio.

«Não havendo protocolo, o clube pode impedir a utilização das instalações, porque são do clube, é património do clube, o estádio é do clube, o relvado é do clube. Hoje, a Belenenses SAD utiliza as instalações porque existe um protocolo que o permite. Nós queremos que continue a usar, mas noutras condições. A nossa equipa profissional, da Belenenses SAD, só não jogará no Estádio do Restelo se for essa a vontade da administração da SAD. O clube quer que continuem a jogar e tudo fará para que isso aconteça», disse.

A decisão sobre a existência ou não de novo acordo será transmitida aos sócios na próxima Assembleia-Geral extraordinária do Belenenes, a 3 de fevereiro.