Rui Costa, administrador da SAD do Benfica, em declarações na Câmara Municipal de Lisboa, onde a equipa encarnada foi recebida nesta segunda-feira, após a conquista do tricampeonato:

«Ao longo da época fomos perdendo jogadores de extrema importância, com lesões graves, como o Júlio, o Luisão e o Salvio. E mesmo assim o Rui Vitória teve a capacidade de lançar jogadores, de preparar a equipa da melhor maneira.»

[qual foi o segredo?] «O segredo é o trabalho. As coisas não acontecem por acaso, nem há coincidências. Foi um trabalho ao longo dos anos, para chegar ao tricampeonato. Em relação a este ano o segredo foi a união criada no seio do grupo de trabalho, e como disse o presidente é uma união que não se esgota no treinador e nos jogadores. Eu trabalho mais diretamente com a equipa, mas também quero agradecer a todos aqueles que trabalham em redor. e falando mais como adepto do que como administrador, queria agradecer a uma pessoa muito especial, o Lourenço Coelho, pelo trabalho extraordinário com a equipa técnica e os jogadores.»

[sobre o discurso de Luís Filipe Vieira, que elogiou a campanha do Sporting...] «É sempre esse desportivismo que se pretende, mas o Benfica é diferente, sim, não tenho a menor dúvida. O que fizemos durante o ano foi trabalhar para ganhar, não foi falar.»

[sobre a próxima época...] «Temos a certeza absoluta que o próximo campeonato será ainda mais difícil, pois teremos ainda maior responsabilidade. Quando entrarmos em campo não seremos apenas os campeões nacionais, seremos os tricampeões. É completamente natural que toda a gente nos queira tirar o título, é perfeitamente legítimo. Da nossa parte haverá o mesmo trabalho, a mesma dedicação, a mesma vontade de chegar ao final da época e estarmos aqui novamente.»

[já a trabalhar na próxima época?] «Trabalhamos sempre para pensar no futuro, e é evidente que já estamos a trabalhar no futuro, mas esta semana ainda temos muito trabalho pela frente, para acabar a época da melhor forma.»

[e a trabalhar para segurar os jogadores mais valiosos?] «É evidente que sim. Estamos a trabalhar, como todos os anos, para ter a melhor equipa possível. E ao dizer isto sei que os adeptos entendem o que digo, pois todos os anos temos perdido jogadores e todos os anos temos apresentado grandes equipas.»

[sobre a final da Taça da Liga, e os possíveis efeitos das comemorações...] «Na nossa cabeça ainda está uma final, na sexta-feira. A principal festa é mental, é a alegria da conquista do título. Mais o trabalho de preparação que temos sempre de fazer.»

[foi o campeonato mais saboroso?] «Foi um campeonato extremamente difícil, e o sabor vem também disso, e de termos conquistado o tri. Isto é difícil, e a prova é que o Benfica já não o conseguia há 39 anos.»