O MOMENTO

Gil Vicente: os três pontos em disputa valem a manutenção no principal escalão do futebol português à equipa de Barcelos, que em caso de triunfo alcança os 30 pontos almejados por João de Deus. Os gilistas não venceram nas últimas jornadas, e chegam à 26ª ronda do campeonato depois de dois empates. Desde o «caso Mateus» que os confrontos entre Gil Vicente e Belenenses não são a mesma coisa. Os de Barcelos olham para o Belenenses como o maior rival.

Belenenses: reduz-se cada vez mais a margem de manobra do Belenenses na fuga aos dois últimos lugares da tabela classificativa. O triunfo escapa aos homens do Restelo há oito jornadas, no que se traduz em mais de dois meses sem vencer. Lito Vidigal assumiu o comando técnico do Belenenses nas duas últimas jornadas, e depois de uma derrota e de um empate procura estrear-se a vencer com a camisola do conjunto de Belém.

AUSÊNCIAS

Gil Vicente: Luan, João Vilela, Vítor Gonçalves, Bruno Moraes e Cláudio Pitbuul (lesionados), Luís Silva (castigado) e César Peixoto em dúvida.

Belenenses: todos disponíveis.

Discurso direto

João de Deus: «Por uma questão histórica temos de fazer os possíveis e os impossíveis para vencer este jogo. É o encontro ideal para tentarmos dar uma boa imagem, até porque é o aniversário da nossa claque e gostaria que as bancadas estivessem repletas de adeptos. Com o apoio deles ficamos mais fortes e mais perto da vitória».

Lito Vidigal: «Fomos crescendo de jogo para jogo e tivemos a vantagem de termos pontuado no último jogo, não só porque dá confiança, mas também porque somámos mais um ponto. Dessa forma, acreditamos que o próximo jogo será melhor e o seguinte será ainda melhor. Não admito que deixem de acreditar».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

Registo de confrontos favorável ao Gil Vicente no que aos jogos disputados em Barcelos diz respeito. Num total de 17 jogos disputados o Gil Vicente ganhou sete. O Belenenses conseguiu triunfar em Barcelos por quatro ocasiões, registando-se ainda seis empates. O último triunfo do Belenenses em Barcelos foi há seis anos, a contar para a Taça da Liga.

Equipas prováveis:

Gil Vicente:



Outros convocados: Caleb, Pek´s, Luís Martins, Daniel Faria, Leandro Pimenta, Alphonse, César Peixoto, Simy, Brito, Paulinho e Mosquera.

Belenenses:



Outros convocados: Filipe Mendes, Duarte Machado, Gonçalo Brandão, Bruno China, Jorge Rojas, Rambé, Rudy, Tiago Caeiro e Deyverson.