O Sporting fez duas contratações para liderar a comunicação do clube, contratações essas que vão entrar em funções já esta semana, de acordo com o que foi possível saber.

João Morgado Fernandes, segundo informações de fonte oficial leonina, foi contratado para reforçar a área de relacionamento com a imprensa, ficando com o cargo de coordenador do gabinete de comunicação.

Trata-se de uma pessoa com larga experiência, tendo sido por exemplo diretor adjunto e diretor interino do Diário de Notícias, antes de enveredar por uma carreira de assessoria: foi assessor de José Sócrates, por exemplo, tendo também trabalhado com o ministro das Obra Públicas Mário Lino e com a Mello Saúde.

João Morgado Fernandes vai assumir portanto o papel que era até aqui desempenhado por José Quintela, estabelecendo-se este apenas como vogal da direção.

O novo coordenador de comunicação vai ter no entanto uma empresa acima dele. 

Trata-se da WL Partners, agência de Luís Bernardo, antigo jornalista da TVI que mais tarde foi assessor de imprensa de António Guterres e também de José Sócrates.

A WL Partners vai ficar responsável por definir e implementar uma estratégia comunicativa.

Bruno de Carvalho, de resto, explicou a contratação da WL Partners numa missiva enviada aos membros do Conselho Leonino, à qual o jornal Público teve acesso.

«Depois dos tristes episódios de Dezembro/Janeiro (e da forma preocupante e desgastante como somos tratados diariamente pela Comunicação Social e Opinion Makers) decidi que chegou o momento de promover uma mudança importante para o Sporting. Através da contratação de uma empresa de comunicação especializada em relações com a comunicação social e gestão de crises», referiu.