O Relatório & Contas da SAD do FC Porto, relativo ao primeiro trimestre da época 2015/16, descreve as principais aquisições efetuadas neste período. Entre as que não foram comunicadas anteriormente à CMVM destaca-se a de Danilo Pereira.

O médio jogava no Marítimo mas chegou ao FC Porto por intermédio do Portimonense, tal como já foi revelado em documentos do Football Leaks, relacionados com ajustes de contas. Os dragões pagaram 2,8 milhões de euros ao clube algarvio por 80 por cento do passe do internacional português.

SAD com lucro de 9,6 milhões no primeiro trimestre

Referência ainda para Victor Garcia. O lateral venezuelano, titular frente ao Angrense para a Taça de Portugal, está no clube azul e branco desde a época 2012/13 – chegou na altura por empréstimo – e os dragões adquiriram 50 por cento dos seus direitos em agosto deste ano, junto da entidade Northfields Sports, B.V. O contrato do jogador termina em 2016.

André André custou 1,5 milhões de euros, Imbula 20 milhões de euros – ambos com toalidade dos direitos - e Jesus Corona obrigou a um investimento de 10,5 milhões de euros por 70 por cento dos seus direitos económicos.

No documento enviado à CMVM, a SAD do FC Porto revela os encargos com serviços de intermediação ( 6,645 milhões de euros) e negociação ou renegociação dos contratos com jogadores (5,095 milhões).

A aquisição de Maxi Pereira, em fim de contrato com o Benfica, motivou um investimento de 2 milhões de euros, assumido pelos dragões, surgindo enquadrado na rubrica de serviços de intermediação.

[artigo atualizado]