Paulo César Gusmão fez a antevisão do dérbi entre Marítimo e Nacional da 5ª jornada e considerou que o facto das duas equipas precisarem de pontos será um ingrediente para que seja um grande jogo.

«Um clássico no campo do nosso adversário, que também precisa da vitória como nós, por isso, tem todos os ingredientes para um grande jogo», afirmou.

Esta será a estreia de PC Gusmão em dérbis da Madeira, enquanto Manuel Machado já é um veterano nestas andanças. O treinador brasileiro, de 54 anos, diz que já viveu várias rivalidades mas nenhuma com esta especificidade: «Já trabalhei em várias regiões do meu país, onde a rivalidade também era grande, mas não numa ilha. Vejo a rivalidade entre os adeptos, cada um quer ganhar e quer o melhor para a sua equipa mas vejo também o respeito, que é fundamental para que as duas equipas se respeitem e que isso também possa passar para fora.»

As duas equipas estão pressionadas pelos maus resultados, já que o Nacional só tem derrotas na Liga e o Marítimo apenas venceu uma vez. O técnico diz que esse facto não traz mais pressão.

«A pressão faz parte do futebol, ninguém quer perder, as duas equipas vêm de derrotas, mas trabalhamos sempre para ganhar», sublinhou.

Esta é a primeira experiência de PC Gusmão em Portugal e o técnico confessa que ainda está num período de adaptação.

«Ainda me estou a adaptar, à procura de um padrão melhor para que a minha equipa consiga render mais e isso é normal. A responsabilidade do treinador é muito grande e eu nunca fugi à minha responsabilidade, mas não me deixo envolver com a pressão», assegurou.

O dérbi da Madeira joga-se na sexta-feira, abrindo a jornada 5 da Liga. O pontapé de saída está marcado para as 20h30, na Choupana.